quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

PROSA FLORIANENSE - VI

AMADOR ENDLICH


    Nasceu em 26 de setembro de 1931, filho do comerciante  Emilio Endlich e Elisa Kuster. Em 09 de junho de 1962, casou com Elba Nalesso, de 19 anos, filha de Antonio Nalesso e Rosa Denadai. Elba nasceu em 24 de junho de 1942, faleceu em 10 de agosto de 1986, sepultada em Marechal Floriano/ES.

    Foi comerciante em Marechal entre 1950 até 1970. Tesoureiro da Primeira Diretoria da Associação Pro-Desenvolvimento Urbano e Rural do Distrito de Marechal Floriano - 1964 



Eleição  de 1970

    Waldemiro Alberto Hülle da ARENA foi eleito com 5.252 votos, sendo seu vice Moacyr da Silva Vargas Amador Endlich vereador pelo distrito de Marechal Floriano, foi o mais votado. Porém na votação secreta ganhou João Mario Pitanga com sete votos e Amador como vice, também com a mesma pontuação. Waldemiro renunciou o mandato, após dois anos , sendo seu vice assumindo o cargo.

    Amador trabalhou muito pelo desenvolvimento de Marechal Floriano, principalmente no aspecto sanitário. Porém pouco conseguiu, já que as prioridades, eram para outros distritos.

    

Parte da ata da posse Amador Endlich, onde presta juramento. Após discurso foi realizada votação secreta para presidente da câmara, sendo o vereador João Mario Pitanga Pinto , eleito com 07 votos e Amador  como vice, também com 07 votos.

Ata  original pertence a Biblioteca Nacional - RJ


    A primeira bomba de Gasolina em Marechal. Também tinha um comércio de secos e molhados. Com a inauguração da BR comprou um terreno  e construiu um posto de gasolina.  Mais tarde vendeu para os Venturim.

    O senhor Amador Endlich faleceu em 14 de maio de 2000. 

Hoje temos em Marechal:
 Centro de Convivência do Idoso, “Vereador Amador Endlich”, localizado na rua Gustavo Hertel, no Bairro Santa Rita. O local é destinado ao atendimento de pessoas na melhor idade, objetivando promover melhorias na qualidade de vida dos idosos do município.


Fonte: Pesquisar Matéria Legislativa; Jair Littig; Roan Brasil 

GIOVANA SCHNEIDER 

Nenhum comentário:

PROSA FLORIANENSE - XI

  PAULINA KOELHER STEIN Nascida em 13 de fevereiro de 1932, em Sapucaia, atual Paraju, filha de Germano Phillip Koelher e Olga Elisabeth Ger...