quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Dia de Ação de Graças...


 Qual sua origem?

Muitas pessoas já devem ter visto em algum filme ou seriado estadunidense, uma família reunida ao redor da mesa para comer um belo peru em comemoração pelo Dia de Ação de Graças.
Pois esta celebração, que é tão tipicamente estadunidense, sendo um dos símbolos do chamado “american way of life” (modo de vida americano), é o que vamos desvendar nas próximas linhas deste artigo.

O Dia de Ação de Graças, que é conhecido nos Estados Unidos como Thanksgiving Day, é um feriado extremamente tradicional e importante para a economia dos Estados Unidos há muitos anos.
No entanto, suas origens remetem ao início de tudo, quando o país ainda era apenas uma colônia, e apenas as primeiras famílias circulavam por suas terras, os chamados pioneiros.
O Dia de Ação de Graças é uma data em que é celebrada a gratidão a Deus, sendo observadas orações e muitas festas, sempre em agradecimento pelo que ocorreu durante o ano que está para terminar.
Originalmente, esta data era reservada para a quarta quinta-feira do mês de novembro, quando os colonos da Nova Inglaterra faziam festivais para agradecer as colheitas que foram feitas durante o ano que passou.
O Dia de Ação de Graças ainda é comemorado no mês de novembro, sendo reservado para a última quinta-feira do mês, quando é, entre outras coisas, feito o jantar de Ação de Graças, onde é servido o tradicional peru.
A data coincide com o período onde é outono no Hemisfério Norte, exatamente quando as colheitas já tinham sido recolhidas pelos fazendeiros.

A data nos dias atuais
O Dia de Ação de Graças é para os Estados Unidos como o Natal é para o restante do mundo, sendo por lá, tão importante quanto a data em que é celebrado o nascimento de Jesus Cristo.
A data é conhecida no mundo todo como um dos feriados mais icônicos para os estadunidenses, mas o fato é que ela também é celebrada no Canadá, onde tem caráter igualmente importante, especialmente religioso.
Nos Estados Unidos, a data é feriado nacional, sendo importante também para o comércio, já que a sexta-feira seguinte é quando ocorre a tradicional Black Friday, que é a queima de estoque que é feita por todo o varejo do país.
Eventos esportivos também são programados para esta data, como jogos de futebol e de basquete, por exemplo, que aproveitam para ter mais audiência na televisão e mais público presente.
Fonte: Colégio Web
Giovana Cristina Schneider 

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

#ValeConferir... #UmaÓtimaCrônica...


Não pude resistir ao ler essa crônica de Luis Fernando Veríssimo, e resolvi postar aqui. Leiam mesmo, pois vale a pena...

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA 

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo - e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.
E já que vou, levo um jornal... Tchau!
Viva a vida com bom humor.

#BjsMeus... Ri Demais 



Giovana Cristina Schneider

sábado, 5 de novembro de 2016

AMIGOS DESTA VIDA.




Amigos...Sempre Amados, Sempre Queridos...Amigos.

Como falar de amigos sem citar esses que estão na minha vida todo o sempre...
Através deles quero declarar o meu amor, carinho, parceria e generosidade...
Amizade a todos os meu amigos...
Alguns próximos, outros distantes...
Alguns vejo sempre...
Outros, nem sempre.
Alguns através de voz...
E outros, através da tela...
Alguns também só conheço a letra...
Outros só por conversa digitada.
Uns de longas datas...
Outros acabaram de chegar...
Alguns não sei mais aonde estão...
Mas, pode crê...
Estão todos guardadinhos, na gavetinha do meu coração.
Então...
Amigos...
Com uns muitas vezes... 
Com outros quase não vejo...
Sei, que nos caminhos desta vida ainda estão...
Amigos...
Alguns nos decepcionaram sim, mesmo assim, continuam amigos...
Sei que muitas vezes decepciono também...
Não somos perfeitos.
Somos, Amigos...
Cada um do seu jeito...
Cada lembrança...
Amigos.



Giovana Cristina Schneider


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Envelhecer...

NESTA VIDA;
"Envelheça, mas, não fique velho"
Envelhecer acontece...
Ficar velho é opcional.
Então...
Envelhecer é ter que ouvir certos "barulhos" serem chamados de músicas e, não chamar um socorro, mesmo acreditando que todos estão ficando loucos...
Ficar velho é desligar o condutor de energia e, acabar logo com aquilo...
Envelhecer é lembrar das músicas boas e, colocar para ouvir...
Ficar velho é pensar que de fato tudo é um barulho...
Envelhecer é cantarolar músicas que gosta...
Ficar velho é não cantarolar, pois, não gosta...
Envelhecer é ter seu próprio estilo de roupas...
Ficar velho é acreditar que suas roupas não podem chamar atenção...
Bom, penso que envelhecer faz parte da vida...
Envelheça, mas, não fique velho.



Giovana Cristina Schneider

PROSA FLORIANENSE - XI

  PAULINA KOELHER STEIN Nascida em 13 de fevereiro de 1932, em Sapucaia, atual Paraju, filha de Germano Phillip Koelher e Olga Elisabeth Ger...