O passeio na voadeira pelo rio é muito emocionante. O Rio Preguiças tem 120 km de extensão. Os moradores da região tentam explicar a origem de seu nome.Uns dizem que muitos bichos-preguiças habitavam as margens há muitos anos, e por isso o rio se chama assim. Outros justificam o nome por suas águas tranquilas. As paradas são em Vassouras, Mandacaru e Caburé.
Foi muito legal o passeio na lancha voadeira pelo Rio Preguiças, confesso que quando estava aguardando a lancha voadeira chegar estava um pouco apreensiva, mas depois foi uma surpresa boa e até indescritível a sensação.
Neste local começou a nossa aventura...
Primeira Parada: VASSOURAS
É um vilarejo bem pequeno, na verdade só vi as barracas na beira do rio...ah, e lindos macaquinhos prego para nos recepcionar, mas tem que ficar espertos com eles, pois numa distração, podem levar algum pertence seu, eles parecem já acostumados com o movimento diário. Tem também as dunas e ao longe avistamos algumas hélices eólicas.
Segunda Parada: MANDACARU
O Farol tem 35 metros e 160 degraus, Nilza encarou, eu como tenho pavor de altura e para ajudar tenho Enfisema Pulmonar, fiquei em terra firme hehehe
👌🔝
O Farol de Preguiças também chamado de Farol de Mandacaru é uma farol administrado pela Marinha do Brasil, localizado no Estado do Maranhão, no Brasil. Torre de concreto branca, troncocónica, quatro faixas pretas, quatro costelas, dupla galeria.
Terceira Parada: CABURÉ
Esta é a parada mais longa, param por cerca de três horas onde é também servido o almoço, na chegada é melhor logo ir fazer o pedido, escolhemos a peixada maranhense, que ficaria pronta em umas duas horas, fizemos amizade com um casal de paulistas e fomos conhecer um pouco de Caburé de quadriciclo.
E depois degustamos a saborosa peixada maranhense e fomos descansar em uma barraca com rede e ficamos apreciando o Rio Preguiças.
Já passava das 15:00 horas quando retornamos, a nossa lancha voadeira era a vermelha e branca fechada que já estava nos aguardando.
Quem puder ir no Maranhão conhecer as riquezas de lá, vá...Pois com certeza não se arrependerá.
Vou postar ainda aqui no blog os Lençois Maranhenses e o Centro Histórico em São Luís.
"Viajar é como abrir os olhos da alma. É expandir nossa energia e conectá-la com tudo o que o mundo pode oferecer."
Giovana Cristina Schneider