segunda-feira, 29 de abril de 2024

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: III / VI

 A partir de 1930 seu filho mais velho Hercílio assumiu o comércio. Em 1932 mudou-se para Sapucaia, mas precisamente Ponto Alto, onde abriu uma filial  da Firma Pereira. Oswaldo Pereira mais conhecido como Nino assumiu o comércio. Em 1955 Oswaldo mudou-se para a Glória, município de Vila Velha. Em março deste mesmo ano, uma parte do armazém deste estabelecimento, devido uma grande quantidade canos de ferro da prefeitura de Domingos Martins, as paredes laterais caíram, sem prejuízos com pessoas. Era o fim do comércio de secos e molhados do José Henrique Pereira. A direita , Foto do início dos anos cinquenta onde podemos ver partes do comércio de José Henrique Pereira. Foto: Acervo Oberdan José Pereira.                                                         
                   
Bar América 

Com a queda das paredes do antigo comércio de José Pereira, seu filho José Henrique Pereira Filho, mais conhecido como José Piaba, resolveu construir um bar neste local.  Com ajuda do pedreiro João Schneider, em outubro de 1956 inaugurava-se o Bar América.A primeira sorveteria de Marechal, mesa de sinuca e bilhar, salão de festa ao lado e cinema. Mais tarde sua esposa Clara Hülle e seu filho mais novo assumiram o bar. É o estabelecimento comercial mais velho da cidade, ainda hoje continua atendendo a população. A esquerda, Fotografia do início dos anos sessenta. Acervo: Museu da igreja católica de Marechal Floriano. 

                                                   Josely Pereira 

Mais conhecido como Paulinho Pereira, filho de Hercílio Pereira e Fausta Simoes, nascido Sapucaia em 24 de dezembro de 1935. Trabalhava em Vitória no comércio  Chiabai. Em 1959 com empréstimo que fez com farmacêutico Ary Ribeiro, abriu um pequeno comércio em Marechal. Situado ao lado da pensão, na época do seu Quinkas. Comércio de uma única porta, que deu o nome de Mercearia Iyara. Com a construção da rodovia, ampliou seu comércio, mesmo neste local, onde trabalhavam seus irmãos  Cacau, Helvécio e Lúcio. Mais tarde  transferiu o comércio para praça José Henrique com o nome Mercearia Jurema. Ampliou colocando armarinho e roupas, mais tarde ferragens. Em 1972, já com grande movimento ampliou o local e passou a chamar de Supermercado Jurema.  No inicio do século XX vendeu e aposentou-se. Faleceu em 17/07/2020. Foto: da esquerda para direita. José Carlos (Cacau) Carmen Regina e Josely Pereira. Acervo Lucio Pereira. 
 Abaixo dois momentos de "crescimento" e mudança do mesmo comércio em épocas diferentes; da esquerda para direita Praça José Henrique Pereira em Marechal Floriano – 1969. Mercearia Jurema. Acervo Lucio Pereira; Praça José Henrique Pereira em Marechal Floriano – 1989 – Supermercado Jurema. Foto Jair Littig.



                                        Farmácias

     Antônio Brasili


De origem italiana, em  1916 mudou-se para o município  de Santa Isabel. Residia na Vila de Marechal Floriano, onde tinha uma farmácia, exercia a profissão de dentista , era fotografo e Faleceu em Mathilde.


       Tenente Coronel João Barbetta da Rocha

Conforme o Jornal Diário da Manhã de 12/03/1931. Barbetta abriu uma farmácia na Vila de Marechal Floriano. 

                              Antenor dos Santos Braga

Natural de Niterói, Rio de janeiro, nasceu 13/06/1891 filho de José dos Santos e Mariana Braga. Em 1921 já tinha farmácia em Nova Almeida, 1923 em Itaguaçu. Em 1929 já tinha comércio de farmácia na Vila de Marechal. “Farmácia São Jorge”. Faleceu em Marechal Floriano.


                Ary Ribeiro da Silva
Natural de Mimosos do Sul, nasce  em 30/05/1935. Em 1958 comprou a farmácia do seu Antenor Braga. Mudou o nome para Farmácia Regina. Ary faleceu em  23/04/2004.

Bar do Aristheu dos Santos Braga
Inaugurado em 1961, situado ao lado da linha, em frente do sobrado dos Lovatti. Aristeu era filho de Antenor Braga. Foi caminhoneiro por muitos anos. Seu bar tinha sinuca profissional. As noite de  inverno servia um chocolate. Como gostava de pescar, pegava sua lambreta e partia para Guarapari. Peixe frito era uma tradição. Nasceu em 26/12/1920. Faleceu em campos , Estado Rio de Janeiro, Esta sepultado em Marechal Floriano.

Padaria e Bar Manoel dos Santos e D. Florinda 

Manoel nasceu em  05 de novembro de 1909. Comerciante, trabalhou com bar e padaria. No seu forno a lenha, eram produzidos as formosas roscas redondas, o pão mimoso e  o cangalha. Manoel faleceu em 10 de junho de 1979. Florinda Pinheiro nasceu em  25 de Setembro de 1911,filha de José Pinheiro e Maria Francisca da Conceição. Uma doceira de primeira linha. Seus bolos de casamentos recheados, com glacê branco, eram de dar agua na boca. Sua bala de leite americana e o famoso doce de contendo coco, avos, açúcar e chocolate, conhecido como “cabeça de negro”. Florinda faleceu em 16 de novembro de 1986.

                             Restaurantes

Um dos documentos mais antigo de restaurante em Marechal Floriano, é do Jornal do  Commércio do Espirito Santo 23/07/1896. Restaurant Palmeira. Era para atender o contingente da obra da Estrada de Ferro Sul Espirito Santo

   
           Baraquiel Pinto de Medeiros 
Natural de Colatina, veio para marechal plantar café. Em 1964 inaugurou o restaurante Braço do Sul.  Com pouco tempo já era famoso no estado. Nos finais de semana vivia lotado. Sua esposa Maria Belo sabia cozinhar um famoso frango ao molho pardo. Baraquiel promovia noite dançantes, com orquestras de Vitória. Com sua morte em 24 de junho de 182, Paulinho Pereira assumiu. No início da virada século fechou. Foto Giovanna Cristina Schneider. 

                       Hotéis

Abaixo recordes Jornal do  Commércio do Espirito Santo 21/07/1900, anunciando a venda de hotel ao lado da estação e Jornal Diário da Manhã 03/03/1916.


  

Hotel construído pelo Bellarmino Pinto Coelho foi muito movimentado, pois era estratégico. As pessoas vinha do interior, principalmente da região de batatal e Todos Santos e Sapucaia. Vinha a cavalo, hospedava no hotel que tinha lugar para guardar tralhas dos animais  e pasto. Também foi muito utilizado para refeição dos trens de passageiros. O hotel sempre foi alugado. Uma das pessoas que mais tempo ficou, foi Alice Fonseca, esposa do mestre de linha Raul Bonelles em 1956. Othelino Correa, que além de explorar o hotel, era empregado da Leopoldina. Em 1958 seu Quinkas, mais tarde Manoel Brasini. Alfredo Klippel  alugou, mais tarde comprou da família Pereira, dando no nome de Pensão Recreio. Sua filha Alzira  administrou por muito tempo, Hoje grande parte deste edifício, são lojas. Da esquerda para direita, Foto  ante de 1955, onde podemos ver ainda as construções do Bellarmino Pinto, sendo que a penúltima residência  e o hotel. Alfredo Klippel, o proprietário da Pensão Recreio. Foto: Acervo Oberdan José Pereira. 



                                          Olímpio Pereira Pinto

Nasceu em nasceu em 03 de abril de 1931, filho de Sebastião e Anna Bassani Pereira. Em 25 de setembro de 1953, casou com Lidivina Stein nascida em 24 de janeiro de 1934, filha de Guilherme Coriolano Stein e Cecília Maria Simmer. Veio para Marechal em 1961, onde alugou uma casa, onde  tinha uma selaria/sapataria. Anos depois alugou um salão da família Pereira. Seu negocio se expandiu, que mais tarde construiu um prédio  próprio. Seus produtos como sela, sapatos, sapatão, acessórios de animais como cabresto, paralamas, cinto de segurança e outros mais, eram vendidos em tudo o estado e até fora. Tinha muitos empregados especializados. Também participou na vida social de Marechal Floriano, como juiz de paz. Faleceu em 08/08/2002.

                         Nicolau Marx

Nasceu em 12 de novembro de 1915, filho de José  Marx IV  e Christina Kroebel. Foi sapateiro e teve comércio em  Marechal Floriano. Na década de cinquenta em Marechal , a maioria dos sapatos eram confeccionados pelo seu Nicolau Seu comércio ficava no atual bairro Jarbinhas, em 1960 mudou-se para Vila Velha. Euzébio Erlacher alugou o ponto e ficou até meadas de 1973. Nicolau faleceu em 23 de janeiro d e1997, sepultado em Soído.



Continua [ ... ] 



Nenhum comentário:

PROSA FLORIANENSE - XI

  PAULINA KOELHER STEIN Nascida em 13 de fevereiro de 1932, em Sapucaia, atual Paraju, filha de Germano Phillip Koelher e Olga Elisabeth Ger...