sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O PEQUENO PRÍNCIPE - Antoine De Saint-Exupéry

UM LIVRO PARA TODAS AS IDADES 
 
O Pequeno Príncipe é um personagem imortalizado pelo tempo, ele fez parte da infância e juventude de muitas gerações e continua a cativar os corações de pessoas do mundo todo. O livro escrito por Antoine de Saint-Exupéry mostra de uma forma delicada e emocionante a inocência de uma criança, sua visão a respeito do mundo e da vida.




Ao se entregar a leitura do Pequeno Príncipe, mergulhamos numa história fantástica e criativa, nos deparamos com um enredo infantil, mas que traz nas entrelinhas mensagens que servem para pessoas de todas as idades. O contexto desse livro procura enfatizar o impasse da compreensão humana, a dificuldade que os adultos possuem para encarar a vida com mais suavidade.
Na história, um aviador francês cai no deserto do Saara e se vê perdido no meio do nada, até que misteriosamente surge um menino vestido de príncipe para lhe fazer companhia. Desenha-se um carneiro – é esse o primeiro pedido do principezinho. O convívio dos dois acaba sendo um refúgio para o aviador, o menino revela vir de outro planeta a procura dos homens e também de novos amigos.
Ao longo da história, o principezinho fala um pouco do seu planeta, um lugar pequeno onde existem três vulcões e uma flor. A rosa é motivo de devoção para o menino, à coisa mais importante que ele possui. Em conversa com o aviador, o Pequeno Príncipe conta um pouco sobre sua passagem em outros planetas até chegar a Terra e as criaturas que aqui encontrou.


Ao longo de sua trajetória, os pensamentos Pequeno Príncipe  se revelam os mais ingênuos, mas dotados de complexidade. Uma das passagens mais bonitas e bem elaboradas do livro é o encontro do menino com uma raposa, o animal passa alguns ensinamentos que o principezinho sente um pouco de dificuldade para compreender.
A necessidade de cativar para conhecer e assim designar algo como importante e único – essa é a reflexão que fazemos depois de ler o capítulo onde o menino se torna amigo da raposa. Os trechos do livro Pequeno Príncipe são lidos e relidos por pessoas de todas as idades e conseguem transmitir uma paz incomparável.
São diversas as lições que podem ser tiradas do livro, em especial o quando as pessoas grandes não conseguem ver o que realmente tem importância nessa vida. Saint Exupéry mostra em sua obra o quanto os homens gostam de complicar e não vêem o que realmente é essencial para se viver feliz e amar com todo coração.





Trechos e frases do PEQUENO PRÍNCIPE, citações que emocionam e conseguem traduzir em palavras o que muitas pessoas sentem ou desejam sentir.

“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”
“Vem brincar comigo, propôs o príncipe, estou tão triste… – Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.”
“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
“Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra, o teu me chamará para fora da toca, como se fosse música”.
“Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção”.
“Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma delas, porque numa delas estarei rindo, então será como se todas as estrelas te rissem ! E tu terás estrelas que sabem rir.”
“O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.”
“É o espírito que conduz o mundo e não a inteligência.”
“E gosto, a noite, de escutar as estrelas.”
“Amem quem vos comanda. Mas sem lhes dizer.”
“O que nos salva é dar um passo e outro ainda.”
“Foi o tempo que dedicastes a tua rosa que a fez tão importante”
“Tu serás para mim único no mundo e eu serei para ti única no mundo”
“A gente só conhece bem as coisas que cativou.”
“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar.”
“Quando a gente está triste demais, gosta do pôr do sol.”
“O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.”
“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem”
“Se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.”
“Uma pessoa para compreender tem de se transformar.”


E A QUE SEMPRE ME CHAMOU ATENÇÃO FOI ...

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
 Aprendemos sobre o valor de cativar e ser cativado e percebemos que isso requer responsabilidade. Seja um amor, um amigo, um talento que possuímos e ou aquilo que conquistamos durante a vida, por qualquer coisa que cativemos nos tornamos responsáveis.

ESTE LIVRO É PRECIOSO ...

 GIOVANA CRISTINA SCHNEIDER

 

5 comentários:

Cadinho RoCo disse...

O Pequeno Príncipe é clássico da literatura universal.
Cadinho RoCo

amandio sales disse...

O primeiro livro que li foi o pequeno príncipe muito bom!
Boa tarde venho em nome do Clube dos Novos Autores
agradecer o seu carinho depositado e em seguida desejando-te um final de semana super dez
Amandio relações publicas do blog http://clubnovosautores.blogspot.com

Ivaneide Henrique disse...

Pequeno Príncipe...eu amo até hoje, é eterno em meu coração.
Parabéns pelas lindas reflexões.
Boa noite.

Unknown disse...

Eu li o livro e não encontrei as frase: “Se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.”
Será de algum poema de mesmo autor?

Giovana Schneider disse...

Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo. Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.
O pequeno príncipe

Com certeza meu querido é do mesmo autor!

CONTADORES DE HISTÓRIAS PART.: IV / IV

 Walcy Francisco Endlich Nasceu em 30 de dezembro de 1943, filho  de Nicolau Endlich e Amélia Fischer. Foi criado com a Hilda Rupf nascida e...