quinta-feira, 29 de maio de 2014

MARECHAL FLORIANO ... E a Estação.


¨Com a inauguração da Estação, foram construídas várias residências ao redor da mesma...um dos proprietários foi o comerciante Belarmino Pinto.

* 1900
Com a chegada da ferrovia, a Vila de Marechal Floriano se tornou um ponto estratégico, principalmente para o comércio do café. Toda a produção da região, como alto Batatal, Sapucaia, Todos os Santos, Costa Pereira e até de Afonso Cláudio, era direcionado para esta estação. Onde era embarcado no trem para o Porto de Vitória. A Vila havia dois grandes comerciantes na época: Endlich e Companhia, e também Berlarmino Pinto.




Na época uma tropa de burro para fazer o percurso de Alfredo Chaves até a Estação de Marechal Floriano, gastava três dias. O percurso era feito pelo Quarto Território da Colônia Imperial de Rio Novo, que hoje pertence a Todos os Santos. Relato de Emílio Gustavo Hülle.
Conforme documentos de terras pesquisados, nas proximidades da Vila de Marechal existiam vários lugares que hoje provavelmente mudou de nome, como: 


Córrego da Fome, hoje é o atual Campo do Apollo. 
São Domingos, não identificado.





Bom Destino, hoje Fazenda Aparecida. Outra localidade que é muito destacada é a de Todos os Santos, já que na época tinham que passar pela Vila de Marechal Floriano.

* 1904
O primeiro resultado de operação a Estrada de Ferro Sul Espírito Santo, deu um prejuízo de 4:067$424.

* 1907
A Estrada de Ferro Sul Espírito Santo foi vendida para a Leopoldina. Conforme decreto nº 6.456  20 de Abril Ano 1907.

Fonte: História do Município de Marechal Floriano
(Jair Littig)


PS: Nas próximas publicações do Blog, tem mais da História de Marechal Floriano = Curiosidades, Homenagens Póstumas, Antigas Festas, Filtrando Fatos e muito mais ...

Giovana Cristina Schneider


Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...