Seguidores

sexta-feira, 22 de julho de 2011

MOMENTO DE REFLEXÃO



UMA VELHA FÁBULA
UM VELHO, PASSEANDO CERTO DIA PELA FLORESTA, ENCONTROU UMA VELHA GARRAFA AZUL EMPOEIRADA. ENQUANTO A LIMPAVA, SURGIU DA GARRAFA UM GÊNIO!  O GÊNIO PROMETEU SATISFAZER TODOS OS DESEJOS QUE O VELHO PUDESSE PENSAR, COM UMA CONDIÇÃO: SE ELE TERMINASSE TODOS OS DESEJOS, O GÊNIO PODERIA DEVORÁ-LO. 
O POBRE HOMEM CONCORDOU, ACHANDO QUE FACILMENTE MANTERIA O GÊNIO OCUPADO.  SEU PRIMEIRO DESEJO FOI UMA REFEIÇÃO. O GÊNIO A PREPAROU, INSTANTANEAMENTE: FILAS E FILAS DE FUMEGANTES IGUARIAS. QUANDO O POBRE HOMEM VIU TODA AQUELA COMIDA, PENSOU EM CRIADOS PARA SERVI-LO.
TÃO LOGO ESTE PENSAMENTO CHEGOU À SUA CONSCIÊNCIA, ELE FOI SATISFEITO, E ASSIM POR DIANTE, DESEJO APÓS DESEJO.  POUCO DEPOIS, ELE ESTAVA NUMA BELA MANSÃO, COM UMA CHARMOSA ESPOSA E FILHOS. LOGO, O HOMEM E SUA ESPOSA COMEÇARAM A SE PREOCUPAR, POIS LOGO OS DESEJOS SE ESGOTARIAM.
O HOMEM SE LEMBROU QUE UM SÁBIO MORAVA NUMA ERMIDA A DUAS HORAS DE DISTÂNCIA.  ELE E A ESPOSA SUBIRAM ATÉ A ERMIDA NA ESPERANÇA DE QUE O SÁBIO TIVESSE UMA SOLUÇÃO PARA LIVRÁ-LOS DO GÊNIO.  E DE FATO ELE TINHA.  DISSE AO CASAL PARA CONSTRUIR UM POSTE ALTO E DIZER AO GÊNIO QUE SE MANTIVESSE OCUPADO SUBINDO E DESCENDO O POSTE ININTERRUPTAMENTE.  SE PRECISASSEM DE ALGUMA COISA, PODERIAM APENAS CHAMÁ-LO POR UM MOMENTO.
COMENTÁRIO:
FICA CLARO QUE O GÊNIO É UMA METÁFORA PARA A NOSSA PRÓPRIA MENTE. CADA MINUTO QUE A MENTE NÃO ESTEJA ATIVAMENTE ENGAJADA, ELA AMEAÇA NOS DEVORAR COM ANSIEDADES E FANTASIAS NEGATIVAS. 
SUBIR E DESCER O POSTE É UMA METÁFORA PARA O PROCESSO DE RESPIRAÇÃO.  SE A MENTE FOR MANTIDA OCUPADA, OBSERVANDO A INSPIRAÇÃO E A EXPIRAÇÃO, ELA NÃO TEM CHANCE DE NOS DOMINAR.  ESTA CONSTITUI, INCLUSIVE, UMA DAS TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO.  PODEMOS USAR A MENTE OBJETIVA – O EGO – COMO UM CRIADO, EM VEZ DE PERMITIR QUE SE TRANSFORME EM NOSSO PATRÃO.  ESTA É A SABEDORIA DE TODAS AS ANTIGAS E MODERNAS PSICOLOGIAS.
NO BAGHAVAD GITA, ENCONTRAMOS A SEGUINTE AFIRMAÇÃO: “O EGO É UM PÉSSIMO SENHOR, MAS, UM BOM SERVIDOR".  (COMO SE PODE VER NÃO SE PODE MATAR O SERVIDOR - APENAS COLOCÁ-LO A SERVIÇO).  COM O AVANÇO DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO, PODEMOS ATINGIR UM PONTO EM QUE A ATIVIDADE INTELECTUAL PODE SER OPÇÃO E NÃO UMA OBRIGATORIEDADE.  O EGO AVALIA AS COISAS PARA TER CERTEZA DE OBTER O QUE NECESSITAMOS E EVITAR O QUE NÃO QUEREMOS. 
A MEDITAÇÃO NOS COLOCA EM CONTATO COM O EU PROFUNDO, O SELF, O SI MESMO, O NÚCLEO ESSENCIAL, O NÚCLEO INTERIOR, O EU INTERIOR, O EU SUPERIOR.  ESTA É UMA PARTE DA MENTE QUE NÃO JULGA, APENAS É UMA TESTEMUNHA.  A TESTEMUNHA ESTÁ ALÉM DO EGO, ELA NÃO FICA PRESA AO JULGAMENTO, ELA ESTÁ BEM EM QUALQUER SITUAÇÃO.  A TESTEMUNHA É A MENTE NÃO-CONDICIONADA.  O SELF, O EU SUPERIOR, REPRESENTA NOSSO POTENCIAL TOTALMENTE ILIMITADO.
A AUTO-REALIZAÇÃO OU AUTO-ATUALIZAÇÃO REFERE-SE AO FATO DE A PESSOA SE IDENTIFICAR COM O SELF, A TESTEMUNHA, O EU SUPERIOR, EM VEZ DE SE IDENTIFICAR COM O EGO.  QUANDO ISTO ACONTECE, A PESSOA ENTRA EM CONTATO COM A GRANDE FONTE INTERNA DE SEGURANÇA, COMPAIXÃO, PAZ E ALEGRIA, QUE CONTRIBUI PARA A PLENITUDE DA VIDA.  ISTO É O QUE PERMITE A REALIZAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO DO POTENCIAL INTERNO.
NO MOMENTO EM QUE OS DESEJOS CESSAREM, A FELICIDADE PODE ACONTECER.  ISTO ACONTECE NO MOMENTO EM QUE A MENTE FICA QUIETA, SEM PENSAR, SEM QUERER, SEM TEMER.  NO MOMENTO EM QUE A MENTE FICA TOTALMENTE ABSORVIDA E ATENTA.  TODA VEZ QUE A MENTE SE ENCONTRA NESTE ESTADO, TOTALMENTE ABSORVIDA, PERFEITAMENTE ATENTA E CONSCIENTE, ELA FICA TRANQÜILA. O SELF ESTÁ SEMPRE LÁ, ESCONDIDO ATRÁS DAS AGITAÇÕES DA MENTE OBJETIVA.
A GRATIFICAÇÃO DO DESEJO LEVA À CALMA TEMPORÁRIA DA MENTE.  NÃO É DE SE ADMIRAR QUE FIQUEMOS COM A IMPRESSÃO QUE A FELICIDADE VEM DA SATISFAÇÃO DOS DESEJOS.  NO ENTANTO, A VERDADEIRA PAZ VEM DO ABANDONO DA ILUSÃO DE QUE A SATISFAÇÃO DE DESEJOS DÁ FELICIDADE.
A VERDADEIRA FELICIDADE VEM DO INTEIRO CONTATO COM O SELF, A TESTEMUNHA, O EU SUPERIOR, A GRANDE FONTE DE PAZ E ALEGRIA.  ELA É CHAMADA DE PAZ DE ESPÍRITO.  NESTE ESTADO, CADA MOMENTO PODE SER VISTO COMO UMA OPORTUNIDADE DE ESTAR CONSCIENTE E DE VIVER PLENAMENTE.  (E, COMO TODA MUDANÇA DE VERDADE, SE COMEÇA COM UM PEQUENO PASSO DE CADA VEZ. POR EXEMPLO, COM A RESPIRAÇÃO - MUDANDO A FORMA DE RESPIRAR, APROFUNDANDO E PRESTANDO ATENÇÃO).
FAUSTO JAIME
(trechos do livro 'A REVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM')











UMA LIÇÃO DE VIDA CHEROKEE
VOCÊ CONHECE A LENDA DO RITO DE PASSAGEM DA JUVENTUDE DOS ÍNDIOS CHEROKEES?
O PAI LEVA O FILHO PARA A FLORESTA DURANTE O FINAL DA TARDE, VENDA-LHE OS OLHOS E DEIXA-O SOZINHO.
O FILHO SE SENTA SOZINHO NO TOPO DE UMA MONTANHA DURANTE TODA A NOITE E NÃO PODE REMOVER A VENDA ATÉ OS RAIOS DO SOL BRILHAREM NO DIA SEGUINTE.
ELE NÃO PODE GRITAR POR SOCORRO PARA NINGUÉM. SE ELE PASSAR A NOITE TODA LÁ, SERÁ CONSIDERADO UM HOMEM.
ELE NÃO PODE CONTAR A EXPERIÊNCIA AOS OUTROS MENINOS PORQUE CADA UM DEVE TORNAR-SE HOMEM DO SEU PRÓPRIO MODO, ENFRENTANDO O MEDO DO DESCONHECIDO.
O MENINO ESTÁ NATURALMENTE AMEDRONTADO. ELE PODE OUVIR TODA ESPÉCIE DE BARULHO.
OS ANIMAIS SELVAGENS PODEM, NATURALMENTE, ESTAR AO REDOR DELE. TALVEZ ALGUNS HUMANOS POSSAM FERI-LO.
OS INSETOS E COBRAS PODEM VIR PICÁ-LO. ELE PODE ESTAR COM FRIO, FOME E SEDE.
O VENTO SOPRA A GRAMA E A TERRA SACODE OS TOCOS, MAS ELE NÃO REMOVE A VENDA.
SEGUNDO OS CHEROKEES, ESTE É O ÚNICO MODO DELE SE TORNAR UM HOMEM.
FINALMENTE.... APÓS A NOITE HORRÍVEL, O SOL APARECE E A VENDA É REMOVIDA.
ELE ENTÃO DESCOBRE SEU PAI SENTADO NA MONTANHA PERTO DELE. ELE ESTEVE A NOITE INTEIRA PROTEGENDO SEU FILHO DO PERIGO.
NÓS TAMBÉM NUNCA ESTAMOS SOZINHOS!
MESMO QUANDO NÃO PERCEBEMOS, DEUS ESTÁ OLHANDO PARA NÓS, 'SENTADO AO NOSSO LADO'. QUANDO OS PROBLEMAS APARECEM, TUDO QUE TEMOS A FAZER É CONFIAR QUE ELE ESTÁ NOS PROTEGENDO.
MORAL DA HISTÓRIA:
“APENAS PORQUE VOCÊ NÃO VÊ DEUS, NÃO SIGNIFICA QUE ELE NÃO ESTEJA CONOSCO”.
NÓS PRECISAMOS CAMINHAR PELA NOSSA FÉ, NÃO COM A NOSSA VISÃO MATERIAL.
EVITE TIRAR A SUA VENDA ANTES DO AMANHECER...
MUITA PAZ!
(texto extraído do site Portal Arco Íris)













        COMO ORAVA GANDHI
"SENHOR,
AJUDA-ME A DIZER A VERDADE DIANTE DOS FORTES
E A NÃO DIZER MENTIRAS PARA GANHAR O APLAUSO DOS FRACOS...

SE ME DÁS FORTUNA, NÃO ME TIRES A RAZÃO,
SE ME DÁS SUCESSO, NÃO ME TIRES A HUMILDADE.

SE ME DÁS A HUMILDADE,
NÃO ME TIRES A DIGNIDADE,

AJUDA-ME A ENXERGAR O OUTRO LADO DA MOEDA,
NÃO ME DEIXES ACUSAR O OUTRO POR TRAIÇÃO AOS DEMAIS, APENAS POR
NÃO PENSAR IGUAL A MIM.

ENSINA-ME A AMAR AOS OUTROS COMO A MIM MESMO.
NÃO DEIXES QUE ME TORNE ORGULHOSO SE TRIUNFO,
NEM CAIR EM DESESPERO SE FRACASSO.

MAS RECORDA-ME QUE O FRACASSO É A EXPERIÊNCIA QUE PRECEDE O
TRIUNFO;

ENSINA-ME QUE PERDOAR É UM SINAL DE GRANDEZA,
E QUE A VINGANÇA É UM SINAL DE BAIXEZA.

SE NÃO ME DERES O ÊXITO,
DÁ-ME FORÇAS PARA APRENDER COM O FRACASSO;

SE EU OFENDER AS PESSOAS,
DÁ-ME CORAGEM PARA DESCULPAR-ME;

E SE AS PESSOAS ME OFENDEREM,
DÁ-ME GRANDEZA PARA PERDOÁ-LAS.

SENHOR,
SE EU ME ESQUECER DE TI,
NUNCA TE ESQUEÇAS DE MIM."

MAHATMA GANDHI - MAHATMA, EM SÂNSCRITO, SIGNIFICA "A GRANDE ALMA".

UMA LIÇÃO DE GANDHI
GANDHI CERTA VEZ FOI PROCURADO POR UMA MÃE QUE LEVOU O FILHINHO CONSIGO, E LHE PEDIU:
- GANDHI, ESTE MENINO COME MUITO AÇÚCAR. JÁ TENTEI DE TUDO E NÃO CONSIGO QUE ELE PARE COM ISSO. COMO ELE ADMIRA MUITO DE VOCÊ, COM CERTEZA IRÁ OBEDECÊ-LO. POR FAVOR, PEÇA PARA QUE ELE PARE DE COMER AÇÚCAR!
GANDHI PEDIU ÀQUELA MÃE QUE VOLTASSE UNS 15 DIAS DEPOIS.
DECORRIDOS OS 15 DIAS, A MÃE O PROCURA NOVAMENTE E GANDHI OLHA O MENINO COM BASTANTE ATENÇÃO E DIZ:
- POR FAVOR, PARE DE COMER AÇÚCAR!
O MENINO BAIXOU A CABEÇA, MAS FEZ SINAL DE QUE IRIA OBEDECÊ-LO. A MÃE NÃO ENTENDEU NADA DAQUILO E PERGUNTOU, SUPER INTRIGADA:
- GANDHI, POR QUE VOCÊ NÃO FALOU ISSO HÁ 15 DIAS ATRÁS?
- É QUE HÁ 15 DIAS ATRÁS EU TAMBÉM COMIA MUITO AÇÚCAR!
E COM SABIAS PALAVRAS GANDHI, CONCLUI:
- QUANTAS VEZES EXIGIMOS DOS OUTROS AQUILO QUE AINDA NÃO CONSEGUIMOS MUDAR EM NÓS.
 (texto extraído do site Portal Arco Íris)           





A SABEDORIA DE GANDHI
“NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A FELICIDADE. A FELICIDADE É O CAMINHO”.
“A ALEGRIA ESTÁ NA LUTA, NA TENTATIVA, NO SOFRIMENTO ENVOLVIDO E NÃO NA VITÓRIA PROPRIAMENTE DITA”.
“APRENDI ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA AMARGA A SUPREMA LIÇÃO: CONTROLAR MINHA IRA E TORNÁ-LA COMO O CALOR QUE É CONVERTIDO EM ENERGIA. NOSSA IRA CONTROLADA PODE SER CONVERTIDA NUMA FORÇA CAPAZ DE MOVER O MUNDO”.
“OLHO POR OLHO, E O MUNDO ACABARÁ CEGO”.
“UM HOMEM NÃO PODE FAZER O CERTO NUMA ÁREA DA VIDA, ENQUANTO ESTÁ OCUPADO EM FAZER O ERRADO EM OUTRA. A VIDA É UM TODO INDIVISÍVEL”.
“CADA DIA A NATUREZA PRODUZ O SUFICIENTE PARA NOSSA CARÊNCIA. SE CADA UM TOMASSE O QUE LHE FOSSE NECESSÁRIO, NÃO HAVERIA POBREZA NO MUNDO E NINGUÉM MORRERIA DE FOME”.
“O AMOR É A FORÇA MAIS SUTIL DO MUNDO”.
“AQUELES QUE TÊM UM GRANDE AUTOCONTROLE, OU QUE ESTÃO TOTALMENTE ABSORTOS NO TRABALHO, FALAM POUCO. PALAVRA E AÇÃO JUNTAS NÃO ANDAM BEM. REPARE NA NATUREZA: TRABALHA CONTINUAMENTE, MAS EM SILÊNCIO”.
“O AMOR NUNCA FAZ RECLAMAÇÕES; DÁ SEMPRE. O AMOR TOLERA; JAMAIS SE IRRITA E NUNCA EXERCE VINGANÇA”.
“TEMOS DE NOS TORNAR NA MUDANÇA QUE QUEREMOS VER”.
“A LEI DE OURO DO COMPORTAMENTO É A TOLERÂNCIA MÚTUA, JÁ QUE NUNCA PENSAREMOS TODOS DA MESMA MANEIRA, JÁ QUE NUNCA VEREMOS SENÃO UMA PARTE DA VERDADE E SOB ÂNGULOS DIVERSOS”.
“O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE FAZEMOS NO PRESENTE”.
“HÁ RIQUEZA BASTANTE NO MUNDO PARA AS NECESSIDADES DO HOMEM, MAS NÃO PARA A SUA AMBIÇÃO”.
“CREIO NA VERDADE FUNDAMENTAL DE TODAS AS GRANDES RELIGIÕES DO MUNDO. CREIO QUE SÃO TODAS CONCEDIDAS POR DEUS E CREIO QUE ERAM NECESSÁRIAS PARA OS POVOS A QUEM ESSAS RELIGIÕES FORAM REVELADAS. E CREIO QUE SE PUDÉSSEMOS TODOS LER AS ESCRITURAS DAS DIFERENTES FÉ, SOB O PONTO DE VISTA DE SEUS RESPECTIVOS SEGUIDORES, HAVERÍAMOS DE DESCOBRIR QUE, NO FUNDO, FORAM TODAS A MESMA COISA E SEMPRE ÚTEIS UMAS ÀS OUTRAS”.
“O FRACO JAMAIS PERDOA: O PERDÃO É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO FORTE”.
“AS DOENÇAS SÃO OS RESULTADOS NÃO SÓ DOS NOSSOS ATOS, MAS TAMBÉM DOS NOSSOS PENSAMENTOS”.
“ALGEMAS DE OURO SÃO MUITO PIORES DO QUE ALGEMAS DE FERRO”.
“ESTOU FIRMEMENTE CONVENCIDO QUE SÓ SE PERDE A LIBERDADE POR CULPA DA PRÓPRIA FRAQUEZA”.
“O AMOR É A FORÇA MAIS ABSTRATA, E TAMBÉM A MAIS POTENTE QUE HÁ NO MUNDO”.
“A NÃO-VIOLÊNCIA E A COVARDIA NÃO COMBINAM. POSSO IMAGINAR UM HOMEM ARMADO ATÉ OS DENTES, QUE NO FUNDO É UM COVARDE. A POSSE DE ARMAS INSINUA UM ELEMENTO DE MEDO, SE NÃO MESMO DE COVARDIA. MAS A VERDADEIRA NÃO-VIOLÊNCIA É UMA IMPOSSIBILIDADE SEM A POSSE DE UM DESTEMOR INFLEXÍVEL”.
“É MELHOR QUE FALE POR NÓS A NOSSA VIDA, QUE AS NOSSAS PALAVRAS”.
“QUANDO ALGUÉM COMPREENDE QUE É CONTRÁRIO À SUA DIGNIDADE DE HOMEM OBEDECER A LEIS INJUSTAS, NENHUMA TIRANIA PODE ESCRAVIZÁ-LO”.
“A DIGNIDADE PESSOAL E A HONRA NÃO PODEM SER PROTEGIDAS POR OUTROS. DEVEM SER ZELADAS PELO INDIVÍDUO EM PARTICULAR”.
“AS VERDADES DIFERENTES NA APARÊNCIA SÃO COMO INÚMERAS FOLHAS QUE PARECEM DIFERENTES, MAS QUE ESTÃO NA MESMA ÁRVORE”.
“A PUREZA DE ESPÍRITO E A OCIOSIDADE SÃO INCOMPATÍVEIS”.
“A MINHA FÉ, NAS DENSAS TREVAS, RESPLANDECE MAIS VIVA”.
“ENSAIA UM SORRISO E OFERECE-O A QUEM NÃO TEVE NENHUM. AGARRA UM RAIO DE SOL E DESPRENDE-O ONDE HOUVER NOITE. DESCOBRE UMA NASCENTE E NELA LIMPA QUEM VIVE NA LAMA. TOMA UMA LÁGRIMA E POUSA-A EM QUEM NUNCA CHOROU. GANHA CORAGEM E DÁ-A A QUEM NÃO SABE LUTAR. INVENTA A VIDA E CONTA-A A QUEM NADA COMPREENDE. ENCHE-TE DE ESPERANÇA E VIVE Á SUA LUZ. ENRIQUECE-TE DE BONDADE E OFERECE-A A QUEM NÃO SABE DAR. VIVE COM AMOR E FÁ-LO CONHECER AO MUNDO”.
“A PRISÃO  NÃO SÃO AS GRADES, E A LIBERDADE NÃO É A RUA; EXISTEM HOMENS PRESOS NA RUA E LIVRES NA PRISÃO. É UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA”.
“DEUS RESPONDE À PRECE À SUA PRÓPRIA MANEIRA, NÃO À NOSSA”.
“NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A PAZ. A PAZ É O CAMINHO”.
“MANTENHA SEUS PENSAMENTOS POSITIVOS, PORQUE SEUS PENSAMENTOS TORNAM-SE SUAS PALAVRAS. MANTENHA SUAS PALAVRAS POSITIVAS, PORQUE SUAS PALAVRAS TORNAM-SE SUAS ATITUDES. MANTENHA SUAS ATITUDES POSITIVAS, PORQUE SUAS ATITUDES TORNAM-SE SEUS HÁBITOS. MANTENHA SEUS HÁBITOS POSITIVOS, PORQUE SEUS HÁBITOS TORNAM-SE SEUS VALORES. MANTENHA SEUS VALORES POSITIVOS, PORQUE SEUS VALORES TORNAM-SE SEU DESTINO”.
“DE NADA ADIANTA A LIBERDADE SE NÃO TEMOS LIBERDADE DE ERRAR”.
“O QUE PENSAIS, PASSAIS A SER”.
“ESTOU CONVENCIDO DAS MINHAS PRÓPRIAS LIMITAÇÕES - E ESTA CONVICÇÃO É MINHA FORÇA”.
“VOCÊ TEM QUE SER O ESPELHO DA MUDANÇA QUE ESTÁ PROPONDO. SE EU QUERO MUDAR O MUNDO, TENHO QUE COMEÇAR POR MIM”.
“A VERDADE RESIDE EM TODO CORAÇÃO HUMANO, E CADA UM DEVE PROCURAR POR ELA LÁ, E SER GUIADO PELA VERDADE ASSIM QUE A VEJA. MAS NINGUÉM TEM O DIREITO DE FORÇAR OS OUTROS A AGIREM DE ACORDO COM SUA PRÓPRIA VISÃO DA VERDADE”.
“QUEM DESERTA DAS COISAS MATERIAIS MOSTRA BOA VONTADE, MAS NÃO PROVA VERDADEIRA COMPREENSÃO. POR QUE FOGE? POR QUE DESERTA? PORQUE SE SENTE FRACO E RECEIA CAIR; MAS O TEMOR É ESCRAVIZANTE. PLENAMENTE LIBERTO E LIVRE É SOMENTE O HOMEM QUE, DEPOIS DE SE CONSOLIDAR DEFINITIVAMENTE NO MUNDO ESPIRITUAL, VOLTA AO MUNDO MATERIAL SEM SE MATERIALIZAR; O SEU REINO NÃO É DAQUI, MAS ELE AINDA TRABALHA AQUI, COMO SE FOSSE O MAIS PROFANO DOS PROFANOS. SOMENTE UM HOMEM PLENAMENTE ESPIRITUAL PODE ADMITIR APARÊNCIAS DE MATERIALIDADE SEM DESMENTIR A SUA ESPIRITUALIDADE. DE UM HOMEM QUE NADA ESPERA DO MUNDO, TUDO PODE O MUNDO ESPERAR”.
“UM NÃO DITO COM CONVICÇÃO É MELHOR E MAIS IMPORTANTE QUE UM SIM DITO MERAMENTE PARA AGRADAR, OU, PIOR AINDA, PARA EVITAR COMPLICAÇÕES”.
“O HOMEM CAVA SEU TÚMULO COM O GARFO DIARIAMENTE”.
“POR MAIS DURA QUE SEJA UMA NATUREZA, ELA SE FUNDIRÁ AO FOGO DO AMOR. SENÃO SE FUNDIR, É PORQUE O FOGO NÃO É BASTANTE FORTE”.
“UM OBJETO, MESMO QUE NÃO TENHA SIDO ADQUIRIDO POR MEIO DE ROUBO, DEVE SER NO ENTANTO, CONSIDERADO FURTADO, SE O POSSUÍMOS SEM DELE PRECISARMOS”.
“MEU ESFORÇO NUNCA DEVE SER O DE DIMINUIR A FÉ DO OUTRO, MAS TORNÁ-LO UM MELHOR SEGUIDOR DE SUA PRÓPRIA FÉ”.
“QUANDO HÁ UMA TORMENTA, OS PASSARINHOS ESCONDEM-SE;  AS ÁGUIAS, PORÉM, VOAM MAIS ALTO”.
“A NÃO-VIOLÊNCIA ABSOLUTA É A AUSÊNCIA ABSOLUTA DE DANOS PROVOCADOS A TODO O SER VIVO. A NÃO-VIOLÊNCIA, NA SUA FORMA ATIVA, É UMA BOA DISPOSIÇÃO PARA TUDO O QUE VIVE. É O AMOR NA SUA PERFEIÇÃO”.
“SE UM ÚNICO HOMEM ATINGIR A PLENITUDE DO AMOR, NEUTRALIZARÁ O ÓDIO DE MILHÕES”.
“OS ERROS NÃO SE TORNAM VERDADEIROS POR SE DIFUNDIR E MULTIPLICAR FACILMENTE. DA MESMA FORMA, A VERDADE NÃO SE TORNA ERRO PELO FATO DE NINGUÉM A VER”.
“AS RELIGIÕES, FUNDAMENTALMENTE, NÃO SÃO MAIS QUE AS DIVERSAS ENCARNAÇÕES DA ÚNICA VERDADE. EXISTE UMA SÓ ARVORE, MAS COM MUITOS RAMOS. EM ÚLTIMA ANÁLISE, A RELIGIÃO É INTEIRAMENTE INTERIOR, PESSOAL, POIS EXPRIME AS NOSSAS RELAÇÕES COM DEUS”.
“SÓ QUANDO SE VÊEM OS PRÓPRIOS ERROS ATRAVÉS DE UMA LENTE DE AUMENTO, E SE FAZ EXATAMENTE O CONTRÁRIO COM OS OUTROS, É QUE SE PODE CHEGAR À JUSTA AVALIAÇÃO DE UNS E DE OUTROS”.
“O ÚNICO TIRANO QUE ACEITO NESTE MUNDO É A VOZ INTERIOR, SUAVE E SERENA”.
“A FORÇA GERADA PELA NÃO VIOLÊNCIA É INFINITAMENTE MAIOR DO QUE A FORÇA DE TODAS AS ARMAS INVENTADAS PELA ENGENHOSIDADE DO HOMEM”.
“SER SOLIDÁRIO COM DEUS É SABER PROCURAR O PAI NO SILÊNCIO DO CORAÇÃO, E QUANDO SENTI-LO PLENAMENTE, GUARDAR A PAZ PARA DEPOIS OFERECÊ-LA AOS SOFREDORES DO CAMINHO”.
“COISAS QUE NOS PARECEM IMPOSSÍVEIS, SÓ PODEM SER CONSEGUIDAS COM UMA TEIMOSIA PACÍFICA”.
“FELICIDADE É QUANDO O QUE VOCÊ PENSA, O QUE VOCÊ DIZ E O QUE VOCÊ FAZ, ESTÃO EM HARMONIA”.
“DEVEMOS EXPANDIR O CÍRCULO DO NOSSO AMOR ATÉ QUE ELE ENGLOBE O NOSSO BAIRRO, SE DESDOBRE PARA A CIDADE, O ESTADO E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ O OBJETIVO DO NOSSO AMOR INCLUIR TODO O UNIVERSO”.
“A NÃO-VIOLÊNCIA NÃO EXISTE SE APENAS AMAMOS AQUELES QUE NOS AMAM. SÓ HÁ NÃO-VIOLÊNCIA QUANDO AMAMOS AQUELES QUE NOS ODEIAM. SEI COMO É DIFÍCIL ASSUMIR ESSA GRANDE LEI DO AMOR. MAS TODAS AS COISAS GRANDES E BOAS NÃO SÃO DIFÍCEIS DE REALIZAR? O AMOR A QUEM NOS ODEIA É O MAIS DIFÍCIL DE TUDO. MAS, COM A GRAÇA DE DEUS, ATÉ MESMO ESSA COISA TÃO DIFÍCIL SE TORNA FÁCIL DE REALIZAR, SE ASSIM O QUISERMOS”.
“A EXPERIÊNCIA COTIDIANA ME DIZ QUE CADA PROBLEMA COMEÇA A SE RESOLVER QUANDO DECIDIRMOS FAZER DO AMOR A LEI DA NOSSA VIDA”.
“UM PASSO POR VEZ, É QUANTO BASTA”.
“SÓ SE ADQUIRE PERFEITA SAÚDE VIVENDO NA OBEDIÊNCIA ÀS LEIS DA NATUREZA. A VERDADEIRA FELICIDADE É IMPOSSÍVEL SEM VERDADEIRA SAÚDE, E A VERDADEIRA SAÚDE É IMPOSSÍVEL SEM RIGOROSO CONTROLE DA GULA. TODOS OS DEMAIS SENTIDOS ESTARÃO AUTOMATICAMENTE SUJEITOS A CONTROLE, QUANDO A GULA ESTIVER SOB CONTROLE. AQUELE QUE DOMINA OS PRÓPRIOS SENTIDOS CONQUISTOU O MUNDO INTEIRO E TORNOU-SE PARTE HARMONIOSA DA NATUREZA”.



" MOMENTO DE REFLEXÃO É SEMPRE MUITO BOM E 
GRATIFICANDO PARA NOSSA VIDA ESPIRITUAL QUE 
NOS FAZ PENSA E ANALISAR AS NOSSAS AÇÕES 
NO PRESENTE QUE É A VIDA ."
NAMASTÊ 

GIOVANA CRISTINA SCHNEIDER

Um comentário:

Vera Lúcia disse...

Giocana, obrigsda pelo seu carinho, visitando e comentando meu blog. Achei linda esta oração do Ghandi. Seu blog e lindo, muito místico e informartivo. Parabéns! Bjs!