Seguidores

sexta-feira, 8 de junho de 2012

DIA DOS NAMORADOS ( ORIGEM DA DATA ).




Esta data possui diversas origens, algumas bem curiosas, outras envolvendo fatores econômicos e crendices populares.


 Costuma ser conhecido mundo afora como o Dia de Valentine. É a data dos apaixonados. Namorados, noivos, casados, todos comemoram a paixão com um presente, acompanhado de palavras românticas. Em vários países do mundo, a frase que encerra o discurso amoroso no cartão é de seu Valentine. Essa assinatura esconde a origem da comemoração e uma triste, mas bela, história de amor.

14 DE FEVEREIRO É O DIA DE CELEBRAR O AMOR EM DIVERSOS PAÍSES DO 
MUNDO. O VALENTINE`S DAY É O DIA DOS NAMORADOS , QUE NO BRASIL 
COMEMORA-SE EM 12 DE JUNHO , JÁ O SANTO É HOMENAGEADO POR 
TODOS OS DEVOTOS.


12 de Junho é o dia dos namorados no Brasil data também comemorada em Portugal até há poucos anos mas atualmente os portugueses celebram  14 de Fevereiro.


COMO SURGIU ...

 No segundo século da era cristã, o imperador romano Claudius resolveu impedir o casamento de seus soldados. Insano, Claudius acreditava que soldados solteiros envolviam-se muito mais nas batalhas do que os casados, que deixavam para trás suas amadas. Foi então que o bispo católico Valentine tomou a decisão corajosa de enfrentar a determinação imperial e, secretamente, celebrar o casamento de jovens apaixonados. Impressionado com a valentia e popularidade de Valentine, Claudius convocou o bispo ao seu palácio. Valentine seria perdoado da punição por contrariar a norma se renunciasse ao cristianismo. O bispo selou sua sentença de morte ao recusar a renúncia e, imprudentemente, tentar converter o imperador à sua religião. Aguardando a execução, o próprio Valentine se apaixonou por uma jovem cega, filha do carcereiro. Diz a lenda que a paixão foi tão pura e intensa que, nos poucos dias em que conviveram, os enamorados experimentaram o milagre do amor: a jovem recuperou a visão. Para selar as juras que trocava por escrito, o bispo assinava o cartão que deu origem aos que conhecemos hoje, sempre da mesma forma :“from your Valentine” (do seu Valentinus) . O costume sobreviveu ao bispo, que acabou sendo apedrejado e decapitado. O primeiro cartão de amor que se tem notícia depois da triste história de Valentine foi enviado por Charles, duque de Orleans, para sua esposa, no período em que ele esteve preso na Torre de Londres, mais de cinco séculos atrás. A partir daí, o hábito de presentear a amada com palavras de amor se popularizou e, aos poucos, ganhou o mundo. Hoje, o Dia dos Namorados é mais do que uma homenagem à persistência do bispo: ele se transformou na celebração do amor.  


NO BRASIL 



No Brasil, o dia teve uma origem comercial, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações. A data não foi escolhida por acaso. No Brasil, as mulheres, esperançosas na busca de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. Então a escolha do Dia dos Namorados ficou para um dia antes destas homenagens ao santo do amor. A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.
Desde então, casais apaixonados trocam presentes como chocolates, flores, ursinhos de pelúcia, cartões e outras lembranças para reafirmar o amor e o carinho que sentem todo dia 12 de junho.







A data pode ser um motivo para um dia especial de atenção e carinho entre namorados e quaisquer outros casais que se amem. É claro que qualquer dia e todos os dias são apropriados para se manifestar amor. Porém, como habitualmente as pessoas costumam estar envolvidas com seus afazeres, o dia dos namorados oferece uma oportunidade para que se preste mais atenção no parceiro e na relação amorosa. É o momento de nos alegrarmos por tudo o que temos podido dar, trocar e receber da pessoa que amamos e que nos ama. Faz bem lembrar o quanto esta relação é importante para nossa alegria e nossa felicidade.


COMO É GRATIFICANTE COMEMORAR O AMOR !!! 


ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL MEUS QUERIDOS,
ESPERO QUE GOSTEM DA PARTILHA ...


GIOVANA CRISTINA SCHNEIDER 



Um comentário:

Graça disse...

Olá Giovana.
Boa pesquisa, muito bom!

Curioso que aqui em Portugal comemora-se este "amor" a 14 de fevereiro :)
Quando cá cheguei estranhava, agora o tempo passou... já estranho o contrário rsrsrsrsrs

bjn no coração