quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

HARMONIA NESTA VIDA ...



VIVER EM HARMONIA.




 
Muitas vezes nos sentimos assim:

"NINGUÉM ME COMPREENDE!"
harmo-2     Todos desejam ser compreendidos e viver em harmonia. Este desejo leva as pessoas a buscarem o diálogo. No entanto algo tão simples como FALAR e OUVIR, nem sempre se concretiza. Muitas vezes pode gerar desarmonia e nos sentimos tristes, decepcionados, magoados...
    Como contornar os desencontros?

1. É BOM SER ELOGIADO     O elogio sincero possibilita a abertura do canal para o diálogo. Antes de criticar experimente dizer algo positivo para a pessoa, talvez a sua opinião se torne harmo-3
construtiva. Que tal empenhar-se para reconhecer o esforço e a qualidade de cada um e expressá-la?

2. SER FLEXÍVEL     Com frequência nos deparamos com a situação:
    - Você não acha que eu tenho razão?
    - Sim, você tem razão! E os outros, não têm razão?


NINGUÉM ESTÁ TOTALMENTE CERTO
ASSIM COMO
NINGUÉM ESTÁ TOTALMENTE ERRADO.
    No convívio diário surgem conflitos pela diferença na maneira de pensar, de acordo com a educação, valores, etc.
Buscando a nossa razão cobramos atitudes de quem está ao nosso redor, exigindo que o outro ceda.
harmo-4     Lembre-se:
cada pessoa possui pensamentos e atitudes diferentes. Se cada um ceder um pouco é possível chegar a um acordo.

3. OUVIR PARA COMPREENDER     O importante para o diálogo é antes ouvir, tanto que é dito:

"DEUS DEU UMA BOCA PARA FALAR E DOIS OUVIDOS..."
    Além de escutar as palavras seria maravilhoso estar aberto para captar e compreender a idéia e o sentimento de quem fala. O olhar completa a comunicação pois permite captar ainda mais a sua expressão.
4. FALAR SEM EXIGIR     Experimente ser criativo ao falar! harmo-5
Falar é expressar nossa ideia de maneira clara, lembrando que ao ouvinte é atribuído o direito de aceitar ou não a sua ideia. Cuide para não falar em excesso e nem falar pela metade, você corre o risco de não ser bem compreendido. Buscando expressões harmoniosas, palavras que transmitam incentivo e calor humano caminhamos para a harmonia no diálogo.

5. SER CRIATIVO     Em algumas situações que são muito delicadas temos dificuldade na comunicação.
Vamos usar nossa criatividade através de bilhetinhos, cartões, desenhos, presentes, etc., enfim uma forma diferente que permita vencer a barreira.

6. MOSTRAR PELA ATITUDE     Há momentos em que a melhor comunicação é o silêncio, ou um gesto, um sorriso, um olhar... Uma atitude SINCERA vale mais que mil palavras.
    Nos momentos em que não há compreensão, apesar do esforço, não se deixe abater. Peça e, Deus com certeza o iluminará com a solução.




    "É desejável que todos se esforcem para respeitar e aceitar o modo de pensar e agir das pessoas por mais que sejam diferentes do seu modo de proceder.
    É possível que em seu cotidiano existam pessoas que você não consegue aceitar. Fatos que são aparentemente insignificantes, podem gerar insatisfação, repulsa ou até afastamento mútuo. Nos conflitos entre os povos, a causa talvez seja a não aceitação mútua de determinadas formas de pensar ou de agir.
    A postura necessária para estabelecer laços de harmonia com as pessoas é, primeiramente o respeito à individualidade e à liberdade de escolha. Posso até dizer o respeito ao direito que cada um tem de ser e agir como achar conveniente. Quanto mais pessoas passarem a agir desta forma, com certeza menores serão as proporções das guerras e conflitos entre os povos."    


ACHEI MUITO O INTERESSANTE O TEXTO E, NÃO PUDE DEIXAR
DE COMPARTILHAR COM VOCÊS, MEUS QUERIDOS ...

GIOVANA CRISTINA SCHNEIDER


Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...