Seguidores

quarta-feira, 29 de maio de 2013

JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS ...




Será a solução ???

É uma pergunta que não que calar.

É este o caminho ???

Fiquei pensando a respeito, depois destes acontecimentos
aqui no estado do ES.
Dois casos de linchamento em um mês ... Acho que a 
população está cansada de esperar JUSTIÇA ...
Então, resolveram fazer JUSTIÇA com as próprias 
mãos.
Mas, e depois do caso passado ...
Como será que se sentem ??
Sabendo que mataram alguém ??
É realmente uma situação complicada, penso.
Mas, jamais iria condena-los ...
Isto está acontecendo e a culpa é dessas leis deste 
país chamado BRASIL, que a população 
não está aguentando mais.


OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE.

Significado de Olho por olho, dente por dente

Olho por olho, dente por dente, é uma expressão que significa vingança, e que o castigo deve ser dado na mesma proporção do dano causado.
Olho por olho, dente por dente, é um dito popular que sugere uma punição do mesmo tamanho da ofensa.
A expressão "Olho por olho, dente por dente", surgiu na antiguidade, onde a justiça era feita pelas mãos dos homens.

Código de Hamurabi

Hamurabi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C., é o autor de 282 leis, que ficaram conhecidas como Código de Hamurabi, baseadas na lei de talião, pena antiga pela qual se vingava o delito, infligindo ao delinquente o mesmo dano ou mal que ele praticava. Olho por olho, dente por dente, era a base de qualquer justiça: "Se uma pessoa arrombar uma casa alheia, deverá ser condenado à morte e ser enterrado na parte da frente do local do arrombamento". "Se alguém acusa o outro, mas não pode prová-lo, o acusador será morto"
Descoberto em 1901, pelo arqueólogo francês, Jacques de Morgan, nos arredores da antiga Susa, atual Tunísia, o Código de Hamurabi encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris.

Olho por olho, dente por dente na Bíblia

A expressão olho por olho, dente por dente também se encontra na Bíblia, mais concretamente em Êxodo 21:24: "Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé." Nesta passagem, Deus revelou a Moisés algumas leis para que ele passasse para o resto do povo. Esta lei se encaixa nas leis a respeito da violência.
No entanto, essas coisas mudaram com a vinda de Jesus e da Nova Aliança. Em Mateus 5:38-39, Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também."
Muitos anos mais tarde, Gandhi afirmou: "Olho por olho e o mundo acabará cego". Com estas afirmações, Jesus e Gandhi estavam revelando a importância do perdão e da não-violência, porque a vingança corrói e cega o ser humano.

GIOVANA CRISTINA SCHNEIDER

Nenhum comentário: