quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O AROMA DA TERRA.


Você já observou que toda vez em que a terra seca fica molhada, seja depois de regar as plantas, ou após uma chuva, exala dela um aroma de “terra molhada”?
Esse cheirinho de “terra molhada” se dá por causa de uma substância química chamada de geosmina, palavra grega que significa “aroma da terra”. Essa substância é produzida pela bactéria Streptomyces coelicolor, uma bactéria inofensiva que vive em quase todos os tipos de solo. Quando em contato com a água, a geosmina se ativa, liberando o cheirinho de terra molhada. 
A geosmina também está presente na beterraba e nos peixes, e é a responsável por introduzir nesses alimentos o cheiro e o gosto de barro.
Essas bactérias são muito pesquisadas por cientistas, sendo empregadas na composição de vários antibióticos utilizados na medicina humana e veterinária. Essa bactéria também está presente em inúmeros produtos que utilizamos diariamente.
No deserto, os camelos conseguem encontrar água graças ao cheiro que essas bactérias exalam. Liberando esse cheiro, as bactérias atraem os camelos, que, ao beberem a água, saem espalhando seus esporos para outros lugares. Os esporos são estruturas produzidas pelas bactérias que permitem que se reproduzam em outros locais. 

Mas os camelos não são os únicos a serem atraídos pelo cheiro de “terra molhada”, lombrigas e insetos também o são. Pesquisadores acreditam que algumas plantas possuem flores que exalam a geosmina e, por causa disso, os insetos e as lombrigas são atraídos pelo cheiro, pensando que naquela flor há água – ajudando, dessa forma, na polinização delas.



Amo o cheiro de terra molhada ...
Que é o aroma da terra ...
Que exala VIDA.



Todo ser vivo sente ...
O aroma da terra, que é a VIDA exalando VIDA.
Quando sinto este aroma, a sensação que tenho é 
indescritível.
Boas lembranças e nada mais ...
AROMA ...
Aroma da terra ...
AROMA DE VIDA.

GIOVANA CRISTINA SCHNEIDER

Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...