quarta-feira, 5 de março de 2014

ORIGEM DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS ...


Quarta de Cinzas surgiu no século 11



Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade.


No calendário cristão Ocidental, a Quarta-Feira de Cinzas é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória e efêmera vida humana. Pela tradição católica, a comemoração acontece quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma).
Seu calendário muda a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode ser no começo de fevereiro até a segunda semana de março. A tradição religiosa mostra que alguns cristãos tratam a Quarta-Feiras de Cinzas como um dia pra lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Nas missas realizadas neste dia os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que celebra a cerimônia.
A Quarta-Feira de Cinzas ganhou esse símbolo por ser o fim do carnaval. O período de festas surgiu quando a Igreja Católica implementou a Semana Santa, no século 11, antecedida por 40 dias de jejum (que é a Quaresma,). Isso incentivou as diversas festividades que se concentravam nos dias antes da Quaresma, como a Terça-Feira Gorda (ou Mardi Gras, que é sinônimo de carnaval nos EUA).
Você sabe de onde vêm as cinzas que recebemos na Quarta-Feira de Cinzas? Você acha que é papel queimadograveto queimado?carvão triturado? Se você não sabe, as cinza vêm dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior.

Quarta-feira de cinzas! Celebramos neste dia o mistério do Deus misericordioso que acolhe nossa penitência, nossa conversão, isto é, o reconhecimento de nossa condição de criaturas limitadas, mortais, pecadoras. Conversão que consiste em crer no Evangelho, isto é, aderir a ele, viver segundo o ensinamento do Senhor Jesus. Numa palavra, trata-se de entrar no caminho pascal de Jesus. “Convertei-vos, e crede no Evangelho”: é o convite que Jesus faz (cf. Mc 14,15). Esta palavra, a gente ouve, recebendo cinzas sobre a nossa cabeça. Por que cinzas? É para lembrar que, de fato somos pó! Mas não reduzidos a pó!…

COMO SE CALCULA A PÁSCOA? QUANDO VAI CAIR?
A Páscoa sempre acontece na primeira lua cheia após a primavera na Europa (outono aqui no Brasil). A primavera na Europa tem um enorme significado de vida, pois durante o inverno toda a natureza fica morta, ressurgindo com o início de uma nova estação. Podemos fazer uma analogia da primavera com a Ressurreição de Jesus, que vence a morte.
Bem, como estávamos falando, quando descobre-se qual o dia da primeira lua cheia da primavera, então passam-se a contar 40 dias para trás (quaresma é a abreviação do latim, quadragésima), sem incluir os domingos. Então chega-se à data que será a Quarta-Feira de Cinzas e o início da quaresma. Por isso, a Páscoa é uma data móvel, assim como a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa, o Carvanal etc.

FONTE: Net 

GIOVANA CRISTINA SCHNEIDER

Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...