terça-feira, 27 de maio de 2014

MARECHAL FLORIANO ... Curiosidades.




Comandante Geral da Polícia Militar



Tenente Coronel Pedro Bruzzi
Período: de 1911 a 1920

* 1916
O Presidente do Estado, Sr. Bernadino de Souza Monteiro. Autoriza o Comandante Tenente Coronel Pedro Bruzzi a colocar presos para construção da estrada que vai da Vila de Marechal Floriano até Afonso Cláudio. No relatório, já contava com 25 condenados trabalhando na rodovia. Segundo relato do Presidente do Estado, pois preferiam este tipo de prisão, onde não teve informação de tentativa de fuga.


* 1917
Conforme relatório do Presidente do Estado do Espírito Santo, Dr. Bernadino de Souza Monteiro, onde informa que em 17 de Agosto foi assassinado o Coronel Maximiliano Salloker, sendo motivo de não concordar com a estrada que partia de Santa Isabel, via Marechal até Alfredo Chaves. Segundo documentos da época, a estrada seria projetada pela região do caracol. Depois de sua morte, a estrada foi construída por Campinho. Na época Maximiliano era prefeito de Santa Isabel, ele foi assassinado no início da subida do Caracol.





* 1927
Neste ano Victor Travaglia constrói a sua residência, que hoje pertence a Oberdan José Pereira.

* 1928
José Henrique Pereira foi eleito Vereador, sendo o primeiro Vereador da Vila de Marechal Floriano.

* 1938
No início deste ano foi inaugurado o campo de futebol, onde se jogou pela primeira vez uniformizado e com chuteiras.

* 1948
Num jogo de futebol entre as equipes do Campinho e Marechal Floriano, depois de uma briga, o campo de futebol foi fechado para a prática do futebol, sendo seu proprietário, o Sr. José Henrique Pereira. O time de Marechal tinha uma camisa verde e branca. Jogadores que atuavam nesta época: Carlinhos e Juscelino Damasceno, Arlindo Gibi que era o goleiro, José Piaba, João Carreiro, Oscar Araújo, Nenê Lovatti, Juca Tarqueta, Alfeu Endlich, Nino Pereira, Erotildes, Diógenes, Roudão Barreto, Oscar Schunk.

* 1956 
Depois de 08 anos sem ter futebol, devido uma briga entre as equipes do Campinho e do Marechal Floriano Futebol Clube, um policial com o nome de Darly Simões, José Carlos(Cacau) e Osmar, pedem autorização ao Sr. José Henrique Pereira e reabre o campo. O Marechal Floriano tinha sua camisa tricolor: Branco, Verde e Vermelho.

* 1966
Com a chegada da televisão, o cinema de Marechal foi desativado. Os primeiros moradores que possuíam televisão, eram Paulino Pereira e Selso Stein.



¨ Neste mesmo ano, o asfalto da BR 262 chega a Marechal Floriano, construído pela Empresa Queiroz Galvão.

Fonte: História do Município de Marechal Floriano
(Jair Littig)

PS: Nas próximas publicações do Blog, colocarei mais da História de Marechal Floriano = Homenagens Póstumas, Curiosidades, Filtrando Fatos, Nomes de Ruas e muito mais ....

Giovana Cristina Schneider

Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...