quinta-feira, 31 de julho de 2014

MARECHAL FLORIANO ... Nomes e Fatos (2)


Resgatando Memórias.

Quais fatos e lembranças são importantes para compor tudo? Serão somente as pessoas? Serão somente os fatos? Ou serão ambos?
São ambos, pois deles precisamos, para compor uma história.



Wandelino Schunk 
Nasceu na Vila Braço do Sul, em 18 de Janeiro de 1879. Filho de Pedro Schunk e Philomena Ludwig. Em 22 de Novembro de 1913, casa com Catharina Entringer. 
Wandelino foi pioneiro na comercialização de orquídeas no Estado do Espírito Santo, era uma pessoa muito conhecida pelos colecionadores de orquídeas do Brasil. Em 1956 já fazia exposição de plantas na Vila de Marechal Floriano. Nos anos 60, foi tema de reportagem de uma revista capixaba. Faleceu em 02 de Junho de 1969.





Jacob Wassem 
Nasceu em 12 de Fevereiro de 1879, filho de Jacob Wassem e Helena Endlich, casado com Margarida Schunk. Foi grande proprietário de terras na Vila de Marechal Floriano. Chegou na Vila no inicio do Século XX, através do seu tio Philipp Endlich. Participou ativamente na Igreja Católica. Faleceu em 26 de Julho de 1959.




Vitto Travaglia
 Vitto nasceu em 04 de Janeiro de 1884, casou-se com Clara, que era filha de Philipp Endlich e Ana Maria Endlich. Clara nasceu em 02 de Fevereiro de 1883 e faleceu em 30 de Maio de 1967. Vitto faleceu em 09 de Junho de 1961. 
Imigrante italiano da região de Vêneto, província de Padova, cidade de Sant`Elena. Embarcou no porto de Gênova no navio Las Palmas em 10 de Maio de 1894, com destino ao Rio de Janeiro, tinha 09 anos. Conforme seu passaporte, chegou ao Rio de Janeiro em 01 de Junho de 1894, no Rio embarcou no navio Manaus, chegando em Vitória no dia 12 de Junho de 1894. Seu destino foi a colônia de Benevente, cidade de Alfredo Chaves, filho de Bernardo Travaglia e Rosa Elvira, junto ainda vieram Tereza, Riccardo e Bevenuto, irmã e irmãos. Eram católicos e agricultores.
Segundo relato do seu genro Emílio Gustavo Hülle, na reforma do sobrado da família Endlich, em 1910, Vitto era ajudante de pedreiro. Foi comerciante na Vila de Marechal Floriano, proprietário da casa onde residiu o Sr. José Henrique Pereira ( a casa na foto, a mesma foi comprada e reformada em 1928). 
Hoje temos em Marechal Floriano a Rua: Victor Travaglia.






 Emílio Gustavo Hülle
Nasceu em 18 de Dezembro de 1907, Rio Fundo. Foi batizado na Igreja Luterana de Campinho, sendo os padrinhos sei Gustav Hülle, Frederico Schneider, Friedrich Hehr e Katharina Hehr.
Mudou-se para a Vila de Marechal Floriano em 1928, para trabalhar no comércio do Vitto Travaglia. Mais tarde passou a ser comerciante de café. Casou-se com Zulmira Travaglia em 25 de Setembro de 1937.
Foi vereador no período de 1947 a 1951. Participou de todos os movimentos: Social, Educacional, Cultural, Religioso e de Saúde, no antigo Distrito de Marechal Floriano. Faleceu em 04 de Fevereiro de 2000.
Hoje temos em Marechal Floriano a Rua: Emílio Gustavo Hülle.

Fonte: Jair Littig

PS: Fotos, registrando como era Marechal, e a orquídea lembrando sempre de sua bela flora.

Giovana Cristina Schneider

Um comentário:

book disse...

UHUMMMMMMMM Esse blogger é incrivel , é a nossa historia , tenho certeza que muitos florianense nao conhecem essa nossa historia. Cara isso é digno de um Documentario , ja pensou nisso??//
Parabens!!!!

Estou a disposição,

Welington Barcellos

CONTADORES DE HISTÓRIAS PART.: IV / IV

 Walcy Francisco Endlich Nasceu em 30 de dezembro de 1943, filho  de Nicolau Endlich e Amélia Fischer. Foi criado com a Hilda Rupf nascida e...