terça-feira, 29 de julho de 2014

MARECHAL FLORIANO ... Nomes e Fatos. (1)


Resgatando Memórias.


Carlos Littig V

Nasceu em 01 de Julho de 1878, filho do imigrante João littig I e de Margarethe Klippel.
Casou-se em 14 de Maio de 1901, com Anna Hollunder. Foi responsável pela preservação da história da família Littig no Espírito Santo, com fotos e documentos dos primeiros Littig que chegaram em 1859. Segundo seu filho Valter Littig, na época da 2ª Guerra Mundial, foi perseguido, por não deixar de falar o idioma alemão. Sr Valter relatou, que falavam o alemão somente em locais onde não percebiam pessoas estranha, e assim mesmo em tom baixo. Foi chamado na delegacia de Campinho a respeito de praticar o idioma alemão, mas na época o Prefeito Octaviano Santos deu apoio moral, onde Karl retornou para sua residência.
Em 1930 recebeu em sua residência vários estudiosos botânicos, que vieram para fazer pesquisas de animais, pássaros e plantas em sua propriedade. Entre eles, podemos citar Georg Zeimeir, alemão da Universidade de São Paulo. Construiu também uma escola primária, o Professor João Hoffmann era uma dos que dava aula na sua propriedade. 
Pertencia a comissão da Igreja Luterana de Campinho, onde participou da reunião no dia 04 de Outubro de 1942 com o prefeito Octaviano Santos, Odílio Dessaune 1º Tenente e o Delegado de Polícia, onde foram discutir a situação do País, referente à 2ª Guerra Mundial, o Prefeito pedia disciplina e união, para acatar as novas leis que impedia de fazer o culto em alemão, e também não praticar o idioma em casa. Faleceu em 26 de Março de 1959.

Fonte: Jair Littig
Foto Bodas de Ouro da Família Littig: Cedida por Helena Littig Endlich 

Nomes:
Karl = Carlos
Johann = João




Giovana Cristina Schneider

Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...