terça-feira, 19 de agosto de 2014

MARECHAL FLORIANO ... O Cruzeiro no Morro.


Marechal Floriano já teve um Cruzeiro, ficava em um morro localizado praticamente de frente para  cidadezinha, como se estivesse protegendo-a, e estava ... (Este morro,  fica acima da Secretária De Saúde Cesar Vello Puppin, atualmente com muitas casas).

Resgatando Memórias


Este é o registro da procissão que aconteceu em 1965, quando o Cruzeiro foi colocado no morro. Não teve um motivo especifico para este acontecimento. O motivo era a fé de um povo, que teria um lugar para orações, assim me informou D. Marluce, que também lembra do local com muito carinho, pois a visão era muito bonita lá de cima e também de que era um ponto de encontro da juventude daquela época, que ela fazia parte, também observavam quando o trem passava, ela falou que era uma juventude sadia.


Naquele morro também tinha uma linda Árvore Angico, que foi atingida por um raio, na década de 70. No registro acima D. Paulina e o Sr. Selso Stein com o filho Rubinho, e no fundos, da para ver a linda arvore. 


Neste registro, somente o Cruzeiro, a arvore angico já tinha sido atingida pelo raio.
Lembranças boas, muitos moradores de Marechal, tem deste lugar:

*Um lugar ótimo para brincar, lembro até que tinha um balanço. 
Marlete Maria Marques

*Lembro que nossa professora, sempre nos levava lá para fazer piquenique, era muito bom, com um detalhe sempre voltávamos para casa com carrapatos, que tinha muito, mas como falei, era só um detalhe.
Minha irmã Neia

*Um coisa que era bom demais, subíamos o morro carregando papelão para depois descer escorregando, ótimas lembranças, muitas brincadeiras.
Maysa Da Penha Lube

*Um dia fomos lá fazer um piquenique, levamos pão, café e mais coisas ... Foi muito divertido aquele dia de domingo. Quando chegamos em casa, nossa, era muito carrapato que trouxemos com nós, mas foi muito bom, voltamos outras vezes.
Lucila Schneider ( mamãe)

*Um lugar de muita paz, ver o trem passar era uma maravilha. Um ponto de encontro da juventude, aquela árvore linda, o nome desta árvore era Angico, isso mesmo, nossa só de falar, lembro-me dela ...
D. Marluce Carneiro Merisio

*Minha mãe adorava este lugar, íamos dia de domingo, era muito legal lá de cima dava para assistir o jogo no campo. Uma lembrança muito linda que guardo no coração, saudades desse tempo.
Rosangela Nalesso

Infelizmente, não consegui fotos mais nítidas. O Cruzeiro e a Árvore Angico, tinham que fazer parte neste resgate de memórias de Marechal Floriano.


Giovana Cristina Schneider

Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...