sexta-feira, 13 de outubro de 2017

SEXTA-FEIRA 13

O que é sexta-feira 13

Sexta-feira 13 é popularmente conhecido como o dia do azar. Pode ocorrer em qualquer mês e em qualquer ano, quando o dia 13 cai numa sexta-feira.
Por norma, as sextas-feiras 13 ocorrem sempre que o primeiro dia do mês é um domingo.
Existem muitas histórias e lendas que tentam justificar como surgiu o misticismo ao redor desta data.
Muitas pessoas consideram o número 13 como um símbolo de sorte, no entanto, a “sexta feira 13” ficou marcada como um dia de “maus agouros” e acontecimentos negativos.

Uma das hipóteses, de acordo com o cristianismo, diz que a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, sendo que na sua última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa.
Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica, onde em uma delas conta-se que houve um banquete oferecido pelo deus Odin e 12 deuses foram convidados.
Loki, espírito do mal e da discórdia, não estava entre os convidados e ficou muito irado por isso. Após aparecer na festa, uma grande luta foi travada, findando com a morte da deusa Balder, que era muito amada pelos outros deuses.
A partir desta história, veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza para os nórdicos era Friga (que originou os termos friadagr e friday, que significam “sexta-feira” na língua escandinava e em inglês, respectivamente), e quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou a deusa em bruxa e, como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, totalizando 13 integrantes que ficavam rogando pragas aos seres humanos.

Significado de Gato Preto

O que é Gato Preto:

Gato preto é um gato doméstico com pelagem de cor escura, muito 
associado à crenças e superstições como um animal que invoca 
o azar ou o mal agouro.

Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas 
transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar 
com um gato preto é sinal de grande azar.
No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são sinais de extrema sorte.
Na Pérsia antiga, por exemplo, havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, era a mesma coisa que maltratar um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante sua passagem na Terra.
Mas, foi mesmo na Idade Média que surgiu a superstição de que os gatos de cor preta davam azar, muito devido aos seus hábitos noturnos, e também pela cor negra, que geralmente é associado às trevas, magia negra e ao diabo.
No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, por serem acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, muitos acabaram sendo queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.
É muito comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos gatos pretos, que ainda  são considerados como um dos símbolos da sexta-feira 13.

Fonte: Net
Giovana Cristina Schneider

Nenhum comentário:

Pioneiros Educadores do Atual Município de Marechal Floriano Part.: V / V

 1956 – Inicio escolar N aquela ocasião para iniciar os estudo primário tinha que ter 07 anos. Como nasci em setembro, só pude frequentar em...