Seguidores

sábado, 18 de novembro de 2017

PAZ E AMOR

O que é Paz e Amor:

Paz e Amor (Love and Peace, em inglês) é uma das frases idiomáticas associada ao movimento hippie.


O movimento ocorreu por volta dos anos 60, e os membros adotavam um modo de vida comunitário, tinham um estilo de vida nômade e viviam em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e todas as guerras.
O movimento de paz e amor foi criado inicialmente na Inglaterra, onde duas organizações inglesas promoveram uma manifestação em Londres encabeçada pelo ícone com uma campanha pelo Desarmamento Nuclear, uma vez que o próprio símbolo é formado pelas letras N e D (Nuclear Disarmament, em inglês).
Logo após, tanto o símbolo, como o lema foram adotados pelos hippies, que imortalizaram a expressão.
O lema "Paz e Amor" sintetiza a postura política dos hippies, que constituíram um movimento por direitos civis, igualdade e anti-militarismo, mantendo uma postura mais anárquica do que anarquista.´

Símbolo de paz e amor

O símbolo que caracteriza internacionalmente o movimento de paz e amor foi criado pelo artista britânico Gerald Herbert Holtom (1914-1985), exclusivamente para a chamada “Campanha do Desarmamento” (Campaign for Nuclear Disarmament – CND), em 1958.
Este símbolo simboliza a união das letras “n” e “d”, que remete a junção das palavras nucler disarmament (desarmamento nuclear). 

Por isso, ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, o símbolo da paz não foi desenvolvido pelos hippies e nem é originalmente o símbolo de paz e amor. "Paz e amor" é lema dos hippies, que também o associaram ao temas ecológicos.

Como foi criado o Simbolo da Paz : 

Existe também alguma curiosidade sobre as linhas do logo de Holtom. Que significam? Bem, a verdade é que a inspiração para a sua criação veio dos sinais de bandeiras.
E o que foi que Holtom fez então? Simples. Limitouse a combinar dois sinais que representam as letras ‘N’ e ‘D’, que são as iniciais das palavras Nuclear Disarmament (desarmamento nuclear, em inglês).
A forma de fazer os sinais com bandeiras é a seguinte:
Se se mantiver as duas bandeiras para baixo sob a forma de um “V” invertido, cria-se o sinal da letra ‘N’.
O ‘D’ pode ser formado segurando uma bandeira apontada para cima e outra para baixo.
Ora se combinarmos ambos os sinais por sobreposição e desenharmos um círculo à sua volta, obtemos imediatamente o logo de Holtom.



Fonte: Pesquisa na Net
Giovana Cristina Schneider

Nenhum comentário: