quarta-feira, 24 de julho de 2019

MARECHAL FLORIANO... Resgatando Memórias II (João do Foto)

                                                   "JOÃO DO FOTO' 

Assim era chamado João Batista Rocha. Ele que foi o primeiro a ter um local, tipo um estúdio em Marechal Floriano, que era o "Labor Foto", mas que era também conhecido como o "FOTO" do João.


João Batista Rocha, nasceu em Vitória/ES. em 24 de Junho de 1945 e faleceu em 28 de dezembro de 2017. Teve cinco filhos. Antes de ser fotógrafo foi trocador de ônibus. Trabalhou um tempo como fotógrafo em Maruípe, bairro da grande Vitória, capital do ES, onde teve também o local, tipo um estúdio.
Mudou para Marechal Floriano com a família no ano de 1978, pois viu uma oportunidade de crescer na cidade do interior, visto que lá não tinha um local para tirar fotos e os fotógrafos que faziam fotos, eram de Campinho, cidade vizinha. Naquela época Marechal ainda pertencia a Domingos Martins. O  Labor Foto ou o "Foto" do João como era mais conhecido fez muitos clientes, quando havia em Marechal e até nas redondezas, casamentos, aniversários de quinze anos e festas populares, lá estava o João fotografando. Muitos moradores mais antigos de Marechal Floriano, com certeza tem uma foto, álbuns ou até aquelas fotos grandes para colocar na parede, reveladas e feitas pelo saudoso "João do Foto".




Palavras do Jair Littig:
"No início do século passado teve o João Endlich, com muitas fotos que ainda hoje podemos ver. Teve o Brasilis, mas este ainda não vi nada dele. Augusto Mees foi fotógrafo entre 1930 a 1950, morou em Marechal Floriano, este eu tenho muitas fotos. Teve também Leonardo Klein, especialista em fotos de casamento, residia no Soído de Baixo, hoje Cabocla. Aristeu Braga com sua Kodak, gostava de tirar fotos de futebol. O João, podemos dizer que foi um pioneiro."

Lembranças de Maysa e da Kota ( Maria Amália):
"Tinha o Sr. Nestor, que era de Campinho, com o seu cavalinho que fazia fotos em dia de festas."

Atualmente, temos em Marechal Floriano ótimos profissionais, e dentre eles não podemos esquecer do Fábio Klippel  com sua FOTO MANIA. 


A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA NO BRASIL

"Desde seu nascimento, no século XIX, a fotografia conquistou espaço no cotidiano das pessoas, retratando costumes, artes e cultura, além de se tornar uma fonte de renda para muitos trabalhadores.

Um dos pioneiros da Fotografia no Brasil foi o pintor e naturalista francês radicado no Brasil, Antoine Hercules Romuald Florence. Florence, que chegou ao Brasil em 1824, estabeleceu-se em Campinas, onde realizou uma série de invenções e experimentos. No ano de 1833 Florence fotografou através da câmera escura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato.

Em 1839, ocorreu a chegada do daguerreótipo (uma das primeiras formas de reprodução fotográfica) ao Rio de Janeiro. Neste equipamento, a imagem era formada sobre uma camada de prata polida, aplicada sobre uma placa de cobre e sensibilizada em vapor de iodo.

O Imperador Dom Pedro II, um fotógrafo apaixonado, também contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da arte no país. Em viagem a Paris, em 1840, comprou um daguerreótipo e, com menos de 15 anos, já registrava as primeiras impressões sobre o Brasil através do equipamento. (...)
Fonte: net "


Giovana Cristina Schneider 

2 comentários:

Ana Bailune disse...

Interessante postagem!
A fotografia é uma verdadeira arte! Registrar e eternizar momentos - históricos ou não - é uma forma de lembrar, de jamais deixar ir.

Adeval Irineu Pereira disse...

Nossa, me lembro muito do "João do Foto", meu amigo. Eu costumava ir ao seu estabelecimento e fica impressionado quando, dentro de um recipiente que continha um líquido (reveledor),se colocava o papel e ali eu via surgir a fotografia, era fantástica. Saudades eternas desse amigão.

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...