quarta-feira, 18 de maio de 2022

Estação Marechal Floriano/ES. - Parte I


 Ilustres Passageiros



O Cachoeirano de 24/5/1900
Estação Ferroviária de Marechal Floriano. 

 Primeiras reportagens citando a Estação Marechal Floriano.
 Fonte: Hemeroteca Digital – BN-RJ

O Cachoeirano de18/07/1897



José de Melo Carvalho Muniz Freire, mais conhecido como Muniz Freire nasceu  em Vitória, 13 de julho de 1861.
Advogado, jornalista, governador do estado do Espírito Santo por dois mandatos, entre 1892 e 1896 e  1900 a 1904. Senador entre 1905 a 1914, deputado provincial entre 1882 a 1883, 1888 a 1889 e deputado federal entre 1890 e 1892.
Conhecido como pai da ferrovia Sul Espírito Santo. Foi ele que deu o nome para estação da Vila do Braço do Sul  de “Estação Marechal Floriano”, para homenagear  o falecido presidente da Republica. Muniz faleceu no Rio de Janeiro em 3 de abril de 1918.
Hoje existe uma pergunta  que  seria impossível de responder. Muniz Freire  para homenagear o Presidente Marechal Floriano, deu o nome a estação da Vila do Braço do Sul  como “Estação Marechal Floriano Peixoto”, porém na pedra não consta o Peixoto.




  
Jornal Estado Espírito Santo de 06/06/1899 constando que a casa do agente da estação de Marechal ainda não esta acabada. Conforme registros, só ficou pronta quando os ingleses adquiriram a ferrovia.  
Fonte: Hemeroteca Digital - BN.
             Jornal Estado Espírito Santo de 09/08/1900.




Constando a informação do real nome dado a Estação de Marechal Floriano.
Fonte: Hemeroteca Digital – BN.

Fonte; Acervo Museu do Imigrante de marechal Floriano - ES
A vila de Marechal estava situada na região de cima onde havia o comércio e casas  dos Endlich. Ainda eram construções  do antigo Braço do Sul.Com a inauguração da estação em 1900, iniciou-se a construção ao redor  da mesma. A partir de 1910 quando Bellarmino Pinto Coelho adquiriu lotes ao redor e começa a construir casa de moradia, comércio, cinemas, escolas, máquina de beneficiar café e outro mais.
Quadro pintado nos anos 40 pelo Ricardo, baseado numa fotografia  de uma enchente de 1917. Na foto podemos ver duas vilas. A da esquerda onde tudo  começou em 1862, ampliada em 1890 com a chegada da família Endlich. As construções são dois comércios e casas, inclusive o sobrado. No lado direito tudo que foi construído pelo Bellarmino entre 1913 a 1917. Ainda podemos ver bem no canto a residência do Vitto Travaglia, que em 1927 vendeu para José Henrique Pereira.


Foto de 12/abril de 1931. Casas e comércio ao redor da estação.
Acervo : IPHAN – Vitoria ES

Registros e imagens que ocorreram  desde do começo de sua construção em 1898 até 1982, quando de sua desativação. Por ela passaram presidentes, governadores, ministro de estado, secretários estaduais e senadores. Soldados que foram para revolução de trinta e a segunda Guerra Mundial, times famosos de futebol do Rio de Janeiro. Casais partindo para lua de mel, viajantes anônimos com sua malas de couro, com capas brancas, de terno de linho branco, onde no final da viagem estava escuro, devido o carvão utilizado pela locomotiva. As damas com seus chapéus enfeitados, assim era a plataforma da estação. A chegada do trem noturno, vindo do Rio, era uma festa para ver o desembarque do ilustre que vinha da capital federal com mil historias. Não podemos esquecer que tínhamos maleiro, para levar seus pertences até o hotel de D. Alice.
Tudo era um glamour...
Foto  de 18 de setembro de 1938. Estação de Marechal Floriano. Clara a segunda  de vestido branco, com seu pai e suas irmãs, no embarque do pastor Karl Bielefeld.


C
om a inauguração da estação em 13/05/1900. Sendo que no dia seguinte já iniciou-se o transporte de passageiros.
Sobre o vagão, temos poucas informações. No relatório da Estrada de 1900, constam que haviam: 01 carro de 1ª classe, 01 misto e 01 de 2ª classe.
Provavelmente os primeiros passageiros, foram pessoas da região.





Ao lado: Jornal Diário da Manhã de 19/05/1900.
Esquerda acima foto da composição com dois vagões. Da Revista o Malho de  1906.
Fonte: Hemeroteca Digital – RJ.





Conforto e Rapidez

Wagemann no seu livro “Uma viagem de estudos ao Espirito Santo”, de 1915, no capítulo tropas diz:” Um animal  em região montanhosa desloca em média de 04 a 05 horas por dia. Ou no máximo de 15 a 20 km.
Para deslocar até  Vitória,  dependendo do tempo, a viajem  ao lombo de animal durava até dois dias. Como a região era montanhosa,  em tempo de chuva, tudo era difícil. Com a inauguração, uma viagem de Mathilde para Vitória, que durava mais  de dois dias, com o trem passou para quatro horas, isto sem chuva e sol. 
Meu tio Emílio relatou que sua sogra Clara Endlich ficou muito feliz com a inauguração. Segunda ela, podia chegar em Vitória com mesmo vestido.
Foto da família Endlich. No centro Anna viúva. Da esquerda para direita. Gertrudes Emilio Clara, João, Adão , Maria Manoel e Joanna. Família frequentadora do trem de passageiros.


No início do século XX, ate os anos cinquenta, os lideres políticos tinham que deslocar de navio ou trem. No trem era mais importante, já que tinha contato com povo, com obras, enfim era um forma de fazer política.
Os comboios eram formados de vagões com restaurante, dormitórios e salas de reuniões. A locomotiva toda embandeirada, com hastes metálicas de cor amarela. As estações tinham que hastear bandeiras. Enfim era uma viagem onde passava, o povo corria para a estação com suas bandeirolas, banda de música e muito mais.
Inauguração da Parada de Rio Fundo – 1906-. Comitiva do engenheiro Antonio de Athayde. Acervo Biblioteca  Nacional RJ



E
ngenheiro Antônio Francisco de Athayde
Nasceu no Espírito Santo em 22 de outubro de 1860, formou-se em engenharia civil no Rio de Janeiro na Escola Politécnica em 1884, lecionou Pedagogia na Escola Normal Pedro II e em 1906 foi o último diretor  da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo.




Samuel  Joaquim Francisco Rosa
Primeiro maquinista de 1ª classe contratado pela E. F. S. E. Nasceu em 24/07/1881. Em 1905 desligou-se da ferrovia. Neste mesmo ano compra um barbearia em Vitoria. Retorna a Araguaia, onde compra a residência do Francisco  Kaniski. Foi comerciante. Faleceu em 22/10/1945, sepultado em Araguaia. Era casado com Lucia Canal.
Foi maquinista que transportou o governador provincial para inauguração da estação de Marechal Floriano em 1900. 

 José Marcelino Pessoa de Vasconcelos
 Nasceu em Vitória de  04 de novembro de 1864.Formado em medicina em 1889. Em 1895 foi eleito deputado estadual pelo Partido Republicano Construtor (PRC). Ao final de seu mandato, foi escolhido pelo partido candidato à presidência do estado na vaga aberta pela renúncia de Graciano Santos Neves, que foi substituído interinamente pelo vice-presidente Constante Gomes Sodré. Eleito, tomou posse a 6 de janeiro de 1898.Foi presidente do Espírito Santo, de 6 de janeiro de 1898 a 23 de maio de 1900. Poucos meses depois foi eleito deputado federal, tendo tomado posse em outubro de 1900. Não completou o mandato, pois faleceu precocemente em 11 de julho de 1902, no Rio de Janeiro. Marcelino inaugurou a estação de Marechal Floriano.


      Foto de maio de 1904 da revista O Malho. Foto tirada na frente da  estação com a comitiva de Muniz Freire e o Ministro Lauro Müller. Fonte: Hemeroteca Digital - RJ


Lauro Severiano Müller

Nasceu em  Itajaí, Santa Catarina em  8 de novembro de 1863.
Militar, engenheiro, político e diplomata brasileiro.
Quando esteve na Estação de Marechal Floriano em maio de 1904, era Ministro  da Viação. Foi um dos mais influentes politicas do inicio do século XX.
Faleceu no Rio de Janeiro em 30 de julho de 1926.


Partes de uma reportagem da visita do Ministro no Espirito Santo de maio 1904, quando esteve na Estação de Marechal Floriano. 
Fonte; Jornal A Notícia de 21/05/1904- hemeroteca Digital - RJ



Com a inauguração do trecho entre Matilde a Cachoeiro, ligando a estação de Santana em Niterói.  O viajante de Marechal  que desejava viajar para a capital do Brasil, tinha que deslocar até Vitoria, já que o trem de luxo da Leopoldina, partia de Vitória até Muniz Freire, estação de Cachoeiro do Itapemirim, Campos e finalmente em Niterói, conforme registros do jornal o Paiz de 03/08/1910
Somente em 1915,  que as estações de Araguaia, Marechal e Viana, onde foram autorizados embarques, desde que tivesse passageiros.
Fonte: Ministério de Viação e Obras Públicas de Relatório de 1915 Hemeroteca Digital - RJ



A  estação além de atender a parte ferroviária, foi escritório do Comissariado de Terras no Espirito Santo. Em 1901 quem coordenava era o agrimensor/engenheiro Augusto Roberto Wallenstein Pacca.
Planta do terreno de Luiz Klein na região do Rio Braço do Sul, de 21/05/1902 registrado em Marechal Floriano. APEES A direita reportagem do Jornal Estado do Espírito Santo de 12/04/1901.


Entre os passageiros que desembarcaram na estação de Marechal, encontramos imigrantes alemães e italianos que vieram residir no antigo município de Santa Isabel. Entre eles, esta a família de Bernard Neumann e sua esposa Elisabet Kiefer. Imigrantes alemães que chegaram no Espírito Santo via férrea. Foram enviados para  Sapucaia. Fonte: Nº. 48626 NEUMANN Bernhard    País: Alemanha   -  Região/Estado:Renânia-Palatinado Província/Município: Kaiserslautern Comuna/Distrito: Data de Chegada:   Julho   1922   - Destino:Marechal Floriano



Enrico Gasparri
Foi ordenado em 10 de agosto de 1894. Estudou em Roma, recebendo diploma em teologia e filosofia e trabalhou em Roma em um papel pastoral de 1894.Em 01 de setembro de 1920, o Papa Bento XV nomeou-o núncio para o Brasil .Veio ao Espirito Santo em 1922. No seu retorno o trem especial parou na Estação de Marechal Floriano. Segundo moradores antigos o  núncio fez uma oração para os fieis que estavam no local. 



Reportagem o Jornal Diário da Manhã de 22/12/1922.

     D. Fernando Monteiro
Era o Bispo do Espírito Santo na época. Foi ele que autorizou a construção da Capela. Era irmão do Governador Jerônimo Monteiro.
Não viu a inauguração , pois faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de março de 1916.
Na inauguração da capela , o jornal Diário da Manhã do dia 20  dezembro de 1916, na matéria sobre a inauguração da igreja, cita que a praça em frente da estação, passaria a chamar de praça D. Fernando Monteiro.
Faleceu no Rio de Janeiro em 1922. Seu corpo foi translado para Vitória, via trem especial da Leopoldina.  todas as estações o cortejo  era homenageado. Na estação de Marechal uma grande multidão o esperava com a presença do prefeito Germano Gerhardt.





                       D. Â
ngelo Scapardini 
Jornal Diário da Manhã 19/09/1917 - Fonte hemeroteca Digital- RJ  
 Nilo Peçanha
Registro da viagem do Presidente Nilo Peçanha em 1910. Na passagem pela estação de Marechal, o comboio ficou poucos minutos. João Kuster, filho do suíço Jacob, tinha aproximadamente treze anos, colocou sua melhor roupa e caminhou para a estação. Depois de muita demora, o trem apareceu, todo enfeitado. O presidente veio a janela, e deu um adeus, o trem apitou e partiu. Abaixo parte da reportagem do Jornal O Paiz , do Rio de Janeiro de 22/07/1910. Fonte. Hemeroteca Digital  - RJ. Fotos: Nilo Peçanha  e João Kuster.                                                                           

A esquerda o Jornal Diário da Manhã 27/12/1911 onde traz uma reportagem da viagem do Dr. Jeronymo Monteiro, presidente do Estado. Numa viagem que fez a Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Parte desta reportagem aconteceu na estação de Marechal Floriano. 
Fonte: Hemeroteca Digital - RJ



C
oronel Marcondes Alves de Sousa 
 
O Diário da Manhã 15/10/1912, reportagem de uma viagem de retorna  a capital do Coronel Marcondes, presidente do estado saindo Cachoeiro do Itapemirim. Onde relata uma homenagem da escola pública de Marechal Floriano.
Fonte: Hemeroteca Digital - RJ



Bernardino de Souza Monteiro
Jornal Diário da Manhã de 15/02/1916. Futuro governador do Estado do Espirito Santo. Fonte; Hemeroteca Digital - RJ



Revista da Semana de 11/03/1916 Fonte; Hemeroteca Digital - RJ








J
ornal O Cachoeirano de 10/11/1918. Reportagem de uma viagem dos Senadores Jeronymo Monteiro e Marcilio Lacerda e os deputados Ubaldo Ramalhete e Heitor de Souza.
Fonte; Hemeroteca Digital - RJ
                                                           
João Jayme Pessoa
Comandante da policia de Vitória (imagem acima)
Jornal Diário da Manhã de 26/06/1920. 
Fonte; Hemeroteca Digital - RJ
A Direita 


D
iário da Manhã 27/11/1929
Viagem do Secretario da Agricultura Dr. Ormando Borges de Aguiar, reportagem de uma viagem de trem, onde foi homenageado na estação de Marechal Floriano
Fonte: Hemeroteca Digital - RJ


R
eportagem sobre mudança de local de refeição dos trens de passageiros, onde os mesmos preferiam fazer refeição no hotel da estação de Marechal. Jornal Diário da Manhã de 27/04/1921. 
Fonte; Hemeroteca Digital – RJ















Continua ...

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