terça-feira, 26 de março de 2024

CONTADORES DE HISTÓRIAS PART.: IV / IV

 Walcy Francisco Endlich

Nasceu em 30 de dezembro de 1943, filho  de Nicolau Endlich e Amélia Fischer. Foi criado com a Hilda Rupf nascida em  05 de outubro de 1910, falecida   em 30 de junho de 1988.Walcy conviveu com Gertrudes Endlich, filha mais velha do Philipp Endlich, a qual chamava de avó. Conhecia bem as historias da família Endlich. Quando estive pela última vez, já bem debilitado, pois tinha uma foto sem informação. Mesmo doente,  reconheceu a foto, que era  de um casamento de um Endlich.
        Paulo Kuster

Nasceu em 19 de julho de 1918, filho de Ludovico Oswaldo Kuster e Johanna Endlich. Era neto de Philipp Endlich. Fui indicado, que este cidadão tinha uma grande coleção de fotos antigas. Residia perto de Bom Jesus. Deparei com uma vasta coleção de fotos. Conhecia as historias destes documentos . Infelizmente em 07 de novembro de 2010, veio a falecer. Era solteiro.( Observação: Não há registro fotográfico no arquivo até o momento).
 
                                             Erica Schneider

Nasceu em 30 de julho de 1924, filha de Eduardo Guilherme Schneider II e Joanna Mathilde Kuster. Casada com Sebastião Martins Bastos, nascido em 04 de janeiro de 1908, falecido em 10 de janeiro de 1993. Estive na sua residência em 2005, onde contou suas historias quando residiu no Rio de Janeiro. Entre os anos de 1940 e 1950, trabalhando no Hotel Quitandinha em Petrópolis. Tinha fotos com grandes personalidades da época, como o embaixador alemão. Suas viagens de trem entre Rio de Janeiro e Domingos Martins. Fotos da família do Ulrich Kuster, seu avô materno.  Neste dia passei uma tarde, ouvindo suas historias de Campinho. Tinha o prazer narrar suas vivencias. Faleceu em 30 de junho de 2011.( Observação: Não há registro fotográfico no arquivo até o momento). 

           Alfredo Costalonga – Ruth Mendes



Alfredo nasceu em 13 de janeiro de 1917, em Jaciguá, filho de Agostinho Costalonga e Olivia Altoé. Em 18 de junho de 1959 casou na igreja católica de Marechal Floriano com Ruth Mendes, nascida em 27 de novembro de 1921, em  Mascarenhas   filha de Yvahy Mendes e Adélia Vello. Alfredo vem de uma família de coronéis, seu pai Coronel em Vargem Alta, comerciante em Prosperidade. Teve três Sobrinhos com a mesma patente. Tinha paixão pelos imigrantes de Jaciguá. Sabia das historias deste italianos e construção da ferrovia entre Matilde e Cachoeiro
              
                        Benedito Rodrigues 

Por este nome ninguém conhece, mas se dizer Bino da Mata. Filho de escravos, sua mãe Inácia Neves morou no centro de Marechal, num antigo barracão, no final dos anos cinquenta. Uma senhora quase centenária, andava descalça, fumando um cachimbo, com cabelo grisalhos, residia  com seu filho João. Bino foi criado na região de Melgaço. Casou com Maria Rocha, uma descendente de alemão por parte de sua mãe, a família Goenering de Santa Leopoldina. Morou por muitos anos na beira da  BR. Seu pai conviveu com os primeiros brasileiros que vieram residir na antiga Colônia de Santa Isabel, Pedra  Branca e Melgaço. Contava causos destas famílias  e de pomeranos. A noite quando sentava debaixo de uma jaqueira, ele e seu amigo João Pereira, o assunto eram historias de Melgaço.( Observação: Não há registro fotográfico no arquivo até o momento).

             Adalberto Marcus

Na minha infância fui apaixonado pela filatelia. Coleciona do mundo inteiro. Num determinado momento resolvi colecionar  uma temática. Selos  emitidos pelas Nações Unidas . Descobri que no Brasil, em São Paulo havia um senhor representante onde podíamos comprar e trocar selos emitidos pela ONU. Adalberto Marcus era uma alemão que veio para o Brasil antes da segunda guerra. Em 1978 fui a São Paulo, e conheci o Comendador. Ficamos amigos e  todas as vezes  que viajava para o sul, fiz visitas, onde costumávamos tomar café na Barão de Itapetininga, conversando principalmente sobre a segunda guerra mundial. Adalberto foi engenheiro militar no tempo do Hitler. Certo dia sua área de serviço no exército parou de fabricar motos, para canhão. Arranjou umas férias, foi para o Estados Unidos. No meio da viagem começou a guerra. Veio para o Brasil, morar em São Paulo. Na Rio-92  em junho de 1992,  através de sua credencias de comendador, pude participar de varias palestras sobre meio ambiente. Infelizmente em 1993 veio a falecer.
           
Lucio Pereira
Nasceu em 27 fevereiro de 1950 em Afonso Claudio, filho de Hercílio e Fausta Simões. Casado com Rosilda leite. Apaixonado pelo América Futebol Clube do Rio de Janeiro. Amigos de longas datas. Através dele consegui muitas fotos de Marechal Floriano.

               Elza Stein
Nasceu em 22 de julho de 1928, filha de Guilherme Coriolano Stein e Cecília Maria Simmer. Em 11 de julho de 1953, casou com Constantino Antonio, nascido em 13 de junho de 1928. filho de Geraldo Pinto das Chagas e Catharina Izabel Erlacher. Elza faleceu em 31/05/2016. Em 2014 no seu veículo,  viajamos  a Paraju, onde conversamos com sua irmã Florinda. O assunto foi sobre Guisela Salloker e sua primeira professora Fausta Simões. Elza e Florinda,  tinha muitas informações da família Simmer, do lado de sua mãe. De um antigo cemitério católico, São Policarpo que ficava entre Paraju e Ponto Alto.

            José Gonçalves dos Santos (Maroto)

Tinha um conhecimento profunda da política brasileira, principalmente no  período getulista. A última vez que estive com Maroto, falamos sobre Canudos, livro que leu duas vezes. Antes de entrar na política, desempenhou com muito esforço na implantação de um ginásio em Marechal Floriano, foi funcionário federal. Tinha seus pensamentos voltado para o socialismo.  Em 1976 foi o vereador mais votado do município de Domingos Martins com 792 votos, candidato pelo MDB.


       Ary Ribeiro da Silva

Natural de Mimosos do Sul, nasceu  em 30/05/1935, filho de Acy Ribeiro da Silva e  Emília Bastos da Silva.  Em 1958 comprou a farmácia do seu Antenor Braga. Casou com Angélica Aurea Zanetti (Filinha), filha de Ângelo Guilhermino Zanetti e Natalina Follador.  Sabia das historias de Marechal Floriano, pois chegou quando a vila começou a desenvolver.  Ary faleceu em  23/04/2004.

              Maria Fausta Simões
 
Nascida em 03 de novembro de 1911, em Benavente  filha de Horácio Simões e Silvia de Oliveira. Em 28 de fevereiro de 1935, casou na capela católica de Marechal Floriano com Hercílio Pereira nascido em 04 de agosto de 1908, filho de José Henrique Pereira e Luísa PereiraFausta faleceu em 11 de fevereiro de 2004, seu esposo em 23 de setembro de 1980. Fausta foi professora no antigo Sapucaia. Tinha paixão por livros de romances. Conhecedora das obras do Padre Antônio Vieira.

      Hamilton Linz 

Natural do Estado Rio de Janeiro. Nasceu em 10 de outubro de 1899. Em 1937 residia em Matilde/Alfredo Chaves. Era casado com Izaura Ferreira Caridé, natural do Estado do Rio de Janeiro.Sua filha Lucia nascida em 30/11/1917, no Estado do Rio de janeiro casou no cartório de Matilde em 30/09/1937, com o ferreiro Fioravante Prestes nascido em Guarapari em 24/11/1912, filho de Luís e Lucia Prestes. Foram residir em Colatina. Chegou em Marechal Floriano, n como mascate. Mais tarde trabalhou como alfaiate. Tinha um habito de escrever cartas para  as pessoas analfabetas. Quando assisti o filme Central do Brasil, a Dora personagem da Fernanda Montenegro, lembrou seu Hamilton de  Em 1960 escreveu para o Presidente da República Jânio Quadros, onde obteve resposta. Hamilton faleceu em 23 de junho de 1962, sepultado em Marechal Floriano. Sua mães Joanna Linz foi a primeira pessoa que vi contar historias. Não cansava de dizer que dançou com Rui Barbosa.  Ambos tinham uma  boa cultura. Segundo Josely Pereira, Hamilton era um senhor de grande conhecimento. Infelizmente  seu Hamilton era conhecido com uma pessoa problemática na vila. Sua mãe faleceu em Colatina. Na foto Joanna Linz com seus dois netos. O menino Luís Prestes, que mais tarde se tornou um médico renomado no Espírito Santo.

                                   Arlindo Pereirae

 O grande goleiro do antigo Marechal Floriano. Nasceu em 13 de maio de 1922, filho de João Pereira dos Passos e Floripes Nascimento. Em 1936 começou a jogar  futebol, em Paraju, na posição de ponta direita.  Iniciou como goleiro no Marechal Floriano. Esteve naquele famoso jogo  em 1948, contra o Campinho. Relata que a briga começou ente Ricardo Koehler  em um jogador amigo do João  Barreto, que residia na praia do Suá, em Vitória.  Arlindo teve outros irmãos que também jogaram futebol, como Erotildes, Esmerino e  Agenor. Erotildes jogou no Marechal Floriano. Entrevista em Marechal Floriano. 20/07/2015.

Clara Luiza Hülle  - José Henrique Pereira Filho
 
Clara nasceu em 28 de março de 1923, no Picadão, município de Alfredo Chaves, Emil Oscar Hülle e Catharina Schneider Casou-se com José Henrique Pereira Filho em 13 de dezembro 1947.  Clara Faleceu em 07 de junho de 1987.José Henrique Pereira Filho nasceu em 21 de Agosto de 1922, em Marechal Floriano. Era filho de José Henrique Pereira e Luiza Maria Kumm. Faleceu em 06 de outubro de 2007. José tinha conhecimento de quando começou o futebol e Marechal. Clara pertenceu ao teatro da igreja luterana de Campinho, apresentando peças bíblicas e cantigas alemãs .

           Edinho Edwin Hollunder Filho

Nasceu em 31 de maio de 1958, filho de Edwin Arthur Hollunder e Adelina Ribet. Em 21 de maio de 1983, casou na igreja luterana de Paraju, com Alésia Joaquim, nascida em 28 de setembro de 1963, filha de Adelino e Elza Kuster. Estive na residência. Possui muitos documentos antigos do Ponto Alto, de famílias e escolas. Seu pai foi membro da igreja luterana, com participação ativa. Uma  das fotos mais antigas da família Hollunder, pertence ao Edinho.( Observação: Não há registro fotográfico no arquivo até o momento).

                                    Adelino Bautze

Adelino nasceu em 06 de novembro de 1929, filho de Augusto Bautz e Elza Huwer.Em 10 de dezembro de 1953, casou na igreja luterana de Campinho, com Elza Huwer,nascida em 24 de março de 1932, filha de Carl Sobrinho e Guilhermina Roos.Elza faleceu em 06 de fevereiro de 2012, sepultada em Paraju. Apaixonado pelos seus descendentes. Participou do livro “A  História da Comunidade Luterana de Paraju”, do autor Valdo Haese. Estive na sua residência, onde cedeu fotografias e informações sobre a família Bautz Infelizmente em 22/05/2022 faleceu.

           Alexandre Pereira  

Nasceu em Marechal Floriano no dia 27/3/1918, filho de  Manoel Pedro Pereira e Izabel Maria dos Reis. Casou no cartório de Araguaia em 20/10/1953 com Vanda Matos nascida em 20/01/1925, filha de Antônio Matos e Ana Maria de Jesus. Vanda faleceu em .02/09/1990. Alexandre foi ferroviário, descendente dos primeiros negros a residir na região de Costa Pereira.  Tinha informações sobre estes pioneiros. Aos domingos usava um chapéu branco, com terno de linho branco e sapatos marro e  branco, tipo de gafieira. Foi até  candidato a vereador por Marechal Floriano.
 
 
                       Hercília Travaglia

Nasceu em 27 de novembro de 1922, filha de Vito e Clara Endlich. Em 14 de setembro de 1946, com 25 anos, casou na igreja católica de Santa Isabel Raulino Cardoso, nascido em  06 de janeiro de 1921, filho de José Antonio  Miguel  Cardoso e Maria Bungenstab. Raulino faleceu em 25 de fevereiro de 1986, sua esposa em 02 de outubro de 2021. Dona Hercília  como era chamada, detalhista nas suas historias, principalmente do seu avô materno. Seus tempos de criança na vila, suas professoras. Sempre sorridente. Tive a felicidade conversar varias vezes com esta senhorinha.


Abaixo Fontes de pesquisa: 

               


                                        Fim...




  

                                            
 





Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...