Seguidores

terça-feira, 4 de outubro de 2011

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS E DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

São Francisco de Assis - Protetor dos Animais




 "A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo."(Olympia Salete)

"Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens está além da nossa compreensão. Por favor, ajude a parar com esta loucura." (Richard Gere)



 Em 4 de outubro comemora-se o Dia de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais.
        De fato, é comum encontrar nas sedes das entidades de proteção animal imagens do santo italiano.
        Por sua relação de amor e respeito aos animais, a data serve também para comemorar o Dia Mundial dos Animais.
        Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica.
    Ele tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais. No Cântico das criaturas, Francisco de Assis louva a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua, as estrelas… Há alguns anos o Papa João Paulo II decretou Francisco de Assis o como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas. Francisco de Assis foi sepultado em 4de outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de proteção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimônia de bênção aos animais.
  Ao analisar a relação homem-animal ao longo da história da humanidade, percebemos que muitos erros e atrocidades foram cometidos contra os animais, por falta de conhecimento, pela ganância ou em nome de tradições culturais. Com o desenvolvimento de estudos, análises e teorias sobre comportamento animal, o homem passou a modificar sua postura, pois percebeu que os animais também sofriam e sentiam medo, dor e angústia. Isso aconteceu graças ao trabalho dos cientistas e estudiosos do comportamento animal e dos defensores de animais – pessoas que, mesmo sem nenhuma formação acadêmica, lutam pelos direitos dosanimais, tirando-os das ruas, protegendo-os, criando e cuidando de abrigos.
Ainda hoje vemos situações que não podem ser aceitas sem pelo menos o sentimento de forte indignação, abrigos superlotados com animais abandonados à própria sorte por seus donos, maus-tratos, envenenamentos, venda ilegal deanimais silvestres, rodeios, touradas, farra do boi, ursos torturados na China, circos, feiras de animais sem controle sanitário, uso de animais em testes para cosméticos, projetos de lei que perpetuam os maus-tratos e uso em experiências científicas.
Por isso, vamos aproveitar a data para refletir por alguns instantes sobre tudo aquilo que devemos aos animais, sobre todos os erros cometidos até agora. Existe um caminho a ser seguido, que é o respeito a todas as formas de vida, tanto aos aspectos mais básicos, como abrigo e alimentação, quanto ao direito a afeto, liberdade e à vida.





AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE - UM TRABALHO DE PREVENÇÃO


HOJE TAMBÉM É DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE.

O AGENTE DE SAÚDE É ÍMPAR NA SAÚDE BRASILEIRA 
É O SUS QUE ENTRA NA CASA DA POPULAÇÃO E 
TRABALHA COM A PREVENÇÃO DE DOENÇAS ,
E QUE INFELIZMENTE NÃO TEM RECONHECIMENTO 
PELO SEU TRABALHO !!!






04 DE OUTUBRO - DIA DOS AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
04/10
Imprimir
CARTA ABERTA
   Essa semana é muito especial para a história de luta da Categoria dos ACS e ACE de todo o Brasil. A extamente 10 anos, estávamos comemorando a assinatuta do 1º Decreto Lei que regulamentava as atividades dos ACS. Assinado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Decreto-Lei nº 3.189/99 dizia entre outras coisas que a atividade do ACS é de "relevante interesse público".

  Desde então, outras conquistas foram escrevendo a nossa história, e em 10 de julho de 2002, foi a aprovada a Lei Federal 10.507/02, criando assim a profissão de ACS.

  Em 14 de fevereiro de 2006, foi promulgada a Emenda Constitucional 51, definindo de uma vez por todas o fim da precarização do serviço dos ACS e ACE.

  E ainda nesse semana comemoramos amanhã, 05 de outubro, 3 anos de aprovação da Lei Federal 11.350/06, que regulamenta a profissão dos ACS e ACE.

  Sabemos que temos muitos colegas com seus direitos ameaçados, perseguidos até mesmo sendo humilhados, e que por eles e por nós é que comemoramos tantas conquistas, com a certeza de que escreveremos outras vitórias juntos na nossa história.

  A esperança e a persistencia sempre foram as nossas armas, e essa semana mais uma vez demonstra que deverá ser de comemoração, pois a Comissão Especial da PEC 391/09 que cria o Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE deverá ser instalada e realizada a primeira sesão.

  Gosto de lembrar em momentos como esse o lema da nossa luta pela aprovação em 2005 da PEC 007/03: "Aqueles que dizem que determinada coisa não pode ser feita, devem ceder o lugar para aqueles que estão fazendo!".

  Assim, vamos comemorar nosso dia, nossa semana e se Deus quiser, mais um ano de história e vitória para a nossa Categoria.

RUTH BRILHANTE
(Presidente da CONACS)



FALEI DE SÃO FRANCISCO POIS É O PROTETOR DOS NOSSOS QUERIDOS 
ANIMAIS , QUE MUITOS ESTÃO INDEFESOS COM A MALDADE HUMANA ,
E QUE PRECISAM DE AMOR E CARINHO , PEDEM ISTO NO OLHAR ...


LEMBREI TAMBÉM DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE , QUE 
TRABALHAM COM FAMÍLIAS CARENTES , QUE SOFREM NOS SERTÕES ,
QUE SOFREM EM TODOS OS LUGARES DESTE BRASIL , E QUE SÓ TEM 
ACS PARA APOIA-LOS ...




GIOVANA CRISTINA SCHNEIDER

Um comentário:

Conexão da Graça disse...

Taí um personagem que deve ser respeitado e imitado por sua valorização e reverencia a vida, exemplo tão escasso em nossos dias.

Por isso é considerado São, pois só quem prioriza o bem maior de todo ser que respira, pode ser relacionado a sanidade de intenções.

Um abraço querida amiga!