quarta-feira, 21 de maio de 2014

MARECHAL FLORIANO ... Filtrando Fatos (2)



*Marechal Floriano
/ 1970 até 1992 /


1970 => Nos jogos da Copa do Mundo, já havia televisão. Somente alguns moradores eram privilegiados, pois não havia aparelho de repetição. Podemos citar residência do SrºAlvino Wassem. Era o melhor local de imagem.



1971 => No dia 07 de Março, morre o Antenor dos Santos Braga. Foi o primeiro Farmacêutico da Vila de Marechal Floriano.
( A imagem acima é da Farmácia São Jorge, que pertencia ao Srº Antenor. O único registro que consegui, na época de uma grande enchente na Vila)



1972 => A comunidade instala o primeiro repetidor, para receber imagens de televisão.
*Neste mesmo ano o SrºAmador Endlich era Vereador e Vice-Presidente da Câmara.




1975 => Em Março deste ano inicia-se o calçamento da Praça José Henrique Pereira. O Prefeito da época era Joaquim Tesch.




1979 => Em 13 de Janeiro foi inaugurado o primeiro banco, BRADESCO. Estabeleceu ao lado do Restaurante Braço do Sul, o Restaurante não existe mais e no seu lugar, hoje é a Caixa Econômica.


* Também em Agosto de 1979, é inaugurada a Ponte sobre o Rio Braço do Sul.
PS: Estou nesta foto, uma linda recordação, cedida pelo meu amigo Doca. 



1982 => Em Fevereiro foi desativado o Trem de passageiros da RFFSA. Este meio de transporte iniciou-se em 14 de Maio de 1900.



* Neste mesmo ano o América Futebol Clube é Campeão Centro Sul, torneio realizado pela Federação de Futebol do Espírito Santo. 
AMERICA FUTEBOL CLUBE ( MARECHAL FLORIANO - ES)
CAMPEÃO CENTRO-SUL - ES 1982

EM PÉ DA ESQUERDA PARA DIREITA - OSMAR - BELITA- ADELSON - BADECO - SERGIO BENTO - MARRECO (EDIMAR) - VIVINHO - ILDO - DENIZARTH - PELENCO (ADELMO) AUGUSTO (TÉCNICO)

AGACHADOS DA ESQUERDA PARA DIREITA - GILSINHO LOPES - ERNANI- GILMAR - JAIME - MARQUINHO - BELELÉU - BÉZINHO - LICO - E o menino TUNICO
(Colaboração e foto do Adelmo Stein)




1988 => Em Fevereiro um grupo de jovens de Marechal, começam a articular para criar o Município de Marechal Floriano. As reuniões aconteciam na Igreja Católica, com a participação de representantes de Municípios que foram Emancipados.

1990 => Em 14 de Novembro deste ano, foi aprovado pelos Deputados Estaduais, para a consulta popular, para começar o processo de Emancipação.

1991 => Em 30 de Junho foi feito o plebiscito.
Em 31 de Outubro os Distritos de Marechal Floriano e Araguaia Emanciparam de Domingos Martins, pela Lei 4571/91. 


1992 => Aconteceu a primeira eleição.
Prefeito: Elias Kiefer
Vereadores: Amarilio Klein, João Carlos Lorenzon, Paulo Lovatti Júnior, Lastene Stockl, Lourival Schunk, Elias Kuster, Nides de Freitas, Paulo César Gilles e Tarcisio Borgo.

Fonte: História do Município de Marechal Floriano
(Jair Littig)

O que marca é a luta de um povo por um só ideal, o que vem depois são ideais políticos de cada um.

"E assim a Colônia que se tornou Vila, depois Distrito ...
Não poderia ter um final diferente, o de chegar a 
MUNICÍPIO"

PS: Nas próximas publicações do Blog, colocarei mais da História de Marechal Floriano = Homenagens Póstumas, Curiosidades, Filtrando Fatos, Nomes de Ruas e muito mais ....

Giovana Cristina Schneider

Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...