sábado, 17 de maio de 2014

MARECHAL FLORIANO ... Homenagens Póstumas.


Na história de Marechal, muitos fizeram a diferença ...
Quem foi José Henrique Pereira? A praça tem este nome, e atualmente alguns moradores não sabem, quem foi este homem.




* 1918 
José Henrique Pereira muda-se para Marechal Floriano. Comprou várias casas em redor da Estação Ferroviária, pertencente ao Srº Belarmino Pinto. Sua primeira residência foi a que hoje pertenceu a seu filho Hercilio, depois foi morar na casa que pertence a Srª Nadir Kuster.

* José Henrique Pereira 
Nasceu em 17 de Abril de 1876. Era filho de José Francisco Pereira e de Maria Thereza de Jesus. Seus padrinhos de batismo foram José Pereira de Barcelos e Francisca de Tereza de Jesus. Casou-se com Luiza Maria Kumm Pereira.
Residia em Santa Leopoldina. Era proprietário de tropas, transportava café de Santa Leopoldina, para vender em Araguaia, para a família Ronqui. Chegou em Marechal Floriano em 1918. Foi comerciante, comprou várias casas e lotes ao lado da estação ferroviária, pertecente ao Srº Belarmino Pinto. Na eleição de 1928 foi prefeito interino na Prefeitura de Domingos Martins.
Na construção da rodovia estadual de 1930, ligando Vitória ao município de Castelo, contribuiu com madeira para a construção da primeira ponte. Foi ele que negociou a instalação de energia elétrica para a Vila. Também partiu dele em 1926 
de instalar telefone público.
O Srº José Henrique faleceu em 17 de Outubro de 1967.

Fonte: Dados da Vila de Marechal Floriano.
(Jair Littig)



PS: Nas próximas publicações do Blog, colocarei mais da História de Marechal Floriano = Contando Histórias.

Giovana Cristina Schneider



2 comentários:

Unknown disse...

Apesar de não conhecer a sua cidade, assim como tantas outras, gosto muito de saber de suas histórias, seu passado e as pessoas que contribuíram para o que são atualmente.

Unknown disse...

Apesar de não conhecer a sua cidade, assim como tantas outras, gosto muito de saber de suas histórias, seu passado e as pessoas que contribuíram para o que são atualmente.

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...