quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MARECHAL FLORIANO ... Alguns Registros, uma História.


" A Vila De Marechal Floriano"

A Vila teve um "crescimento" depois que a estação foi inaugurada, para o comércio do café e de construções próxima da Estação Ferroviária. E assim a Vila de Marechal Floriano foi se firmando na sua trajetória.
Até que em 13 de Janeiro de 1964, tornou-se Distrito (pela Lei Estadual de nº 1956/64 é criado o Distrito de Marechal Floriano). Mas, passados alguns anos o povo queria mais, pois almejavam em ter autonomia política, econômica e administrativa. Em 1988 começaram as reuniões para discutir as possibilidades da separação do Distrito de Marechal que pertencia a Domingos Martins (...)
E no dia 31 de Outubro de 1991, por meio da Lei nº 4571/91 aconteceu a tão esperada Emancipação ...
O que marca é a luta de um povo por um só ideal, o que vem depois são ideais políticos de cada um.

Resgatando Memórias


*Construção da atual Igreja Católica - 1968 / 1969









*Foto da enchente de Março de 1960. Tirada da antiga BR 31, hoje 262. Este local hoje, encontra-se esta o semáforo. Ainda podemos ver a parte de cima, da palhoça que pertenceu ao dono do terreno, Sr. Adalberto Entringer. Fotógrafo foi Emílio Ewald
Fonte: Jair Littig


Construção da Associação Comercial, hoje PMMF/1978. No registro o Sr. Selso Stein, Sr. Ary Ribeiro eo Sr. Olímpio Pereira, e outros... avistando o Rest. Braço do Sul que estava lotado de carro, o açougue do Sr. Jaime Canal atrás da placa. A casa do Sr. Nelson Falcão, e as árvores(ñ recordo o nome delas) que hoje dão lugar a construção do Sr. Jerônimo.
Foto Cedida: Rita Ribeiro da Silva




Esta foto é de 14 de janeiro de 1906, quando foi inaugurada a Estação do Rio Fundo. Nesta data também aconteceu o batizado da Locomotiva, sendo sua primeira viagem.O Monsenhor João André Gaselle fez a cerimonia, na Estação de Vitória, sendo o nome Henrique Coutinho. Provavelmente o maquinista era Samuel Rosa.Em 1906, a região do Rio Fundo tinha um grande desenvolvimento.A primeira escola estadual construída no antigo municipio de Santa Isabel, foi lá.Tinha um famoso professor, Damásio Brandão. Foi nesta escola em 1925, que a professora Maria Vello, iniciou seu curso de normalista.Maria foi esposa de policarpo Puppin.Foi na região do Rio Fundo, que o governo estadual plantou trigo, e lá, através do professor
 Faltou informação.Foi lá através do Prof. Damasio, que inciou-se a avicultura no Espirito Santo.Evidências Jornal Oficial do Espírito Santo de 16 de janeiro de 1906.
Fonte: Jair Littig





São 23 Anos de Emancipação, e 152 Anos de História.
(Neste Blog conto um pouco)

Hoje fiz esta postagem de alguns registros, pois não poderia deixar de parabenizar Marechal Floriano pela sua trajetória.
E assim a Colônia que se tornou Vila, depois Distrito ...
Não poderia ter um final diferente, o de chegar a MUNICÍPIO.



 UMA PEQUENA E GRANDE CIDADE ...

Quando era uma pequena menina, que brincava 
nas ruas de Marechal ...
Na minha visão de criança, era tudo grande ...
Então, uma grande cidade.
Com o passar do tempo as brincadeiras de criança
ficaram para trás ... 
Hoje na minha visão adulta, Marechal se tornou pequeno ...
Mas, uma pequena cidade e de grande aconchego.

Marechal tem o seu aconchego natural ...
Amo esta pequena e grande cidade.

Giovana Cristina Schneider

Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...