quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

CARNAVAL NO MUNDO

COMO É COMEMORADO...

Brasil:
Em meados do século XVII, chega ao Brasil o carnaval, que teve influências das festas carnavalescas da Europa.
 O Carnaval no Brasil é a maior festa popular do país e a mais esperada
também. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta–feira de cinzas).
Além do Brasil outros países também comemoram esta festa.
Veja abaixo:
França:
O Carnaval de Paris é um evento cultural, que ocorre depois da Fête des Fous e tem sido um dos principais festivais da Europa desde o século XVI.
Reino Unido:
No carnaval britânico é comemorado o Shroveitide (Shrive significa confessar ‘pecados’).
 Estados Unidos:
O carnaval nos Estados Unidos resume-se basicamente à celebração do Mardi Grass (Terça-Feira Gorda), vários estados celebram o carnaval, porém o estado mais tradicional é de New Orleans. Neste estado, durante a celebração, desfilam pelas ruas da cidade mais de 50 grupos, dentre eles o mais famoso é o Bacchus (que possui gigantescos e originais carros alegóricos).
 Alemanha:
Na Alemanha a celebração do carnaval acontece tanto nos grandes centros urbanos, quanto na Floresta Negra e nos Alpes. Na cidade de Bonn acontece a festa mais tradicional, onde  acontecem desfiles com pessoas fantasiadas de diferentes épocas e as pessoas usam máscaras para esconder seus rostos, pois o diabo fica solto.
 Veneza:
O carnaval Veneziano, por muito tempo, se destacou como um dos mais fortes e alegres do mundo. Aconteciam bailes e festas nas praças e ruas da cidade, mas com o passar do tempo o carnaval de Veneza foi enfraquecendo e  quase extinguiu-se. O Carnaval de Veneza, atualmente tem muita fama e está ligado a atividades culturais.
Portugal:
O Carnaval Português sempre teve características diferentes dos outros países da Europa, sendo reconhecido até mesmo como uma festa cujas principais características eram a porcaria e a violência. Este carnaval foi exportado para as antigas colônias e em especial para o Brasil (por volta de 1723).
Nessa época, o carnaval era diferente dos dias de hoje que imita o Carnaval do Rio de Janeiro; as pessoas mascaravam-se, pregavam partidas e, muitas vezes, lançavam das varandas objetos, como saquinhos de areia, ovos, farinha e outras coisas, tornando-se uma verdadeira batalha de loucura e alvoroço.
Cada terra tinha seu Rei Momo e a sua rainha. A Corte era composta por vários ministros, que surgiam constantemente bêbados e imensas “Matrafonas” que são homens vestidos de mulher ou disfarçados de forma ridícula.
Para acompanhar ou animar o desfile, havia Zes-pereiras, que tocavam bombo, juntamente com as tropas – fandangas.
Os Carnavais de hoje com maior tradição são os de: Ovar, Torres Vedras, Alcobaça, Loulé e Madeira.
  ALEMANHA
Carnaval da Alemanha tem uma longa tradição carnavalesca.Na Alemanha o Carnaval é uma parte muito alegre mas ansiosa. Embora diferente do carnaval celebrado latino-americano, por exemplo. Porém com o mesmo espírito de escape das realidades do cotidiano, o carnaval Alemão é chamado de Karneval. Cada dia do carnaval, de quinta-feira à quarta-feira de cinzas, há comemorações, sendo os dias principais a quinta-feira (Weiberfastnacht) o ápice na segunda-feira (Rosenmontag). Também é especial a terça-feira (Faschingdienstag) e a quarta-feira de cinzas (Aschermittwoch), data que encerra o carnaval.

Na região do Reno (Rheinland), é dito que o Carnaval inicia-se às 11:11 do dia 11 de novembro e só acaba à meia noite da quarta-feira de cinzas (Aschermittwoch). Lá as escolas tem férias durante toda a semana de carnaval, e as instituições do governo não trabalham na segunda-feira (Rosenmontag).

Na cidade de Colônia (Köln), no centro-oeste da Alemanha, e suas redondezas, o Carnaval possui carros alegóricos, marchinhas de carnaval e todas as pessoas usam fantasias, independentemente de estarem ou não em uma "escola de carnaval". A grande diferença é que o Carnaval alemão é no inverno, o que faz com que as fantasias tenham que aquecer os foliões, e são distribuídos doces e balas pelos foliões. Outras cidades com um carnaval imponente são Düsseldorf, Bonn, Aachen e Mainz.

Na Alemanha também comemora a Oktoberfest, com muitas bebedeiras, inclusive a origem do carnaval da Europa é semelhante as festas para o deus romano Baco, até hoje o Carnaval, vem com muitas bebedeiras semelhantes. Comemora-se nos dias 7,8,9,10,11,12 de março


Veja também: 

http://www.dw.com/pt-br/carnaval-na-alemanha/g-17463006

http://www.dw.com/pt-br/trump-vira-piada-no-carnaval-alem%C3%A3o/g-37734444

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-viagem/2016/02/carnaval-mundo-veja-como-ele-e-comemorado-em-outros-paises/



Sempre é bom saber o que acontece por ai... 
Giovana Cristina Schneider 

Nenhum comentário:

CONTADORES DE HISTÓRIAS PART.: IV / IV

 Walcy Francisco Endlich Nasceu em 30 de dezembro de 1943, filho  de Nicolau Endlich e Amélia Fischer. Foi criado com a Hilda Rupf nascida e...