quarta-feira, 3 de outubro de 2018

04/10 UM DIA ESPECIAL...

4 DE OUTUBRO É UM DIA ESPECIAL: DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, DIA DO CACHORRO, DIA DOS ANIMAIS E DIA DA NATUREZA.


No dia 4 de Outubro temos várias datas comemorativas importantes que nos lembram da importância de vivermos em harmonia com a Natureza, respeitando os Animais e, assim, expressando Amor à toda manifestação de Vida em nosso planeta, como deu testemunho São Francisco de Assis, que neste dia é homenageado, nos remetendo ao valor essencial de nossa Humanidade que é o Respeito à vida!

DIA 04/10 É DEDICADO À SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como São Francisco de Assis, nascido em Assis, no dia 5 de julho de 1182 e falecido em 3 de outubro de 1226, mas sepultado em 4 de Outubro, foi um frade católico da Itália. 

Era um jovem inquieto, que resolveu trocar a vida mundana por uma vida voltada para a espiritualidade e simplicidade.
Abdicou da riqueza e privilégios que tinha, como jovem filho de família abastada, e viver para ajudar os necessitados, fundou a ordem dos Frades Franciscanos, que desencadeou renovação do Catolicismo de seu tempo.
Ele promoveu a pregação itinerante, ao contrário dos religiosos da época que permaneciam nos mosteiros.
Francisco de Assis tinha uma intensa compaixão por todos os seres e vivia, de forma profunda, exaltando os ensinamentos e a humanidade de Jesus Cristo.
Na prática de sua espiritualidade e fé cristã, São Francisco de Assis enxergava a o belo e bom nas criaturas e na Criação, em um tempo que o mundo era visto como pecaminoso e mau.
Viveu uma existência dedicada aos desafortunados e carentes, e amou todas as criaturas, de todas as espécies, as tratando como irmãos.
Essa visão humanista de Francisco de Assis e sua relação com a natureza e os seres, contribuiu para desencadear mudanças em vários aspectos da sociedade de sua época e que, mais tarde, viria a se somar às transformações provocadas pelo Movimento Renascentista, que teve suas origem na Itália.

Origem do Dia de São Francisco de Assis

É a data de sepultamento de Francisco de Assis em 4 de Outubro de 1226, na Igreja de São Jorge na cidade de Assis.  O Papa Gregório IX, após dois anos da sua morte, o canonizou como Santo da Igreja Católica.
Por seu amor à Natureza e aos Animais, São Francisco de Assis ficou conhecido e é tido como Padroeiro da Ecologia e Protetor dos Animais. 

Como ficou conhecida a Oração de "São Francisco de Assis  

A Oração da Paz ou de "São Francisco de Assis", é datada de 1912, divulgada em um boletim 
sobre espiritualidade em Paris, na França e tem autoria anônima.
Em 1916, em Roma, na Itália esta oração foi impressa em uma folha, que no verso tinha a estampa de São Francisco.
Desta associação e pela mensagem da oração sintetizar os ensinamentos de São Francisco de Assis, passou a ser divulgada como de autoria dele.

Oração de "São Francisco de Assis"

"Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz!
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
É morrendo, que se vive para a vida eterna!"

DIA 04/10 TAMBÉM É DIA DO CACHORRO


Em 04/10 é também comemorado o Dia do Cachorro, e está data como vimos, anteriormente, é o Dia de São Francisco de Assis.
Por causa desta relação e associação ao Dia de São Francisco de Assis, apaixonados por cachorros, utilizam esta data para promoverem atividades em celebração e respeito à eles.
Protetores, instituições e ONG’s, aproveitam este dia de comemoração para fazerem campanhas de adoção responsável e solidária para os cachorros em situação de abandono, além de realizarem consultas gratuitas e cirurgias de castração para cães da população carente, com o objetivo de diminuir a quantidade de cachorros de rua.
Àqueles que têm vontade de ajudar nossos amigos caninos, fiquem atentos às atividades agendadas por ocasião desta data! 

04/10: DIA DOS ANIMAIS


O Dia dos Animais é comemorado, mundialmente, em 4 de outubro.
Em 1931, em Florença, na Itália, ocorreu uma importante convenção de ecologistas para tratar da importância e preservação da vida animal em todas as suas formas. À partir de então, nesta data, se intensificaram celebrações e eventos especiais, no mundo inteiro, destinados para este fim.
O 4 de Outubro foi escolhido como o Dia Mundial dos Animais, porque é o dia comemorativo de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente.
Esta data ressalta a importância que os animais têm em nossa Vida, destacando a necessidade do respeito e da responsabilidade que cada ser humano precisa ter para com todas espécies de animais.
O Dia dos Animais, por estar associado ao Padroeiro dos Animais, São Francisco de Assis, é comemorado pela Igreja Católica.
Igrejas do mundo inteiro se valem desta data para abençoar os animais.
Em várias paróquias são realizadas missas, com a participação dos animais, acompanhados por seus tutores.
Em muitas escolas promovem eventos e projetos para conscientização da importância de proteger, respeitar e valorizar todos os seres que habitam o nosso planeta. 

04/10: DIA DA NATUREZA


O Dia da Natureza é celebrado em 4 de outubro, mundialmente.
Esta data é destinada à lembrar da necessidade de nós fazermos uso de métodos sustentáveis e práticas conscientes de utilização dos recursos do meio ambiente.
O que constitui os recursos da natureza é o que não é produzido pelo ser humano como: a terra, a água, as árvores, a atmosfera, os animais, etc.
O Dia da Natureza é celebrado em Escolas, pelas Secretarias do Meio Ambiente, por Ativistas e Ecologistas que promovem campanhas, realizam projetos, com os objetivos de estimular a população a agir com mais responsabilidade e consciência em relação a Natureza e seus Recursos Naturais. 

Vimos que o Dia 4 de outubro é um dia especial, e que temos 4 motivos para celebrar a existência, dessa forma, respeitando e valorizando a natureza e os animais, como São Francisco nos ensinou com seu exemplo de vida e humanidade!


Fonte: https://www.greenme.com.br/informar-se/animais/5900-4-de-outubro-dia-especial

Giovana Cristina Schneider 

Um comentário:

Erika Oliveira disse...

Esse poema/hino de sao francisco sempre me emociona, muito belo.

CONTADORES DE HISTÓRIAS PART.: IV / IV

 Walcy Francisco Endlich Nasceu em 30 de dezembro de 1943, filho  de Nicolau Endlich e Amélia Fischer. Foi criado com a Hilda Rupf nascida e...