sábado, 7 de junho de 2014

MARECHAL FLORIANO ... Homenagens Póstumas (4)



José Gonçalves dos Santos
"Seu Maroto"


Colaborou na Fundação até a Encampação do Ginásio para o Estado, hoje "Emílio Oscar".

Nascido em 09 de Julho de 1925, na cidade de Tucano, na margem da BR 116, Estado da Bahia. Filho de Sérgio Gonçalves dos Santos e Dona Leandra Gonçalves dos Santos, casado com Lirandina Sampaio Gonçalves, e como ele mesmo a descreve: Companheira nas caminhadas e  nas planícies. Funcionário Público Federal do Ministério dos Transportes DNER.
Foi Vereador pelo Distrito de Marechal Floriano de 1976 a 1882, Presidente na Câmara Municipal por duas vezes, Fundador do Ginásio de Marechal Floriano pela CNEC, presidente do Setor Local de 1973 a 1978, Presidente da Comissão que Encampece o Ginásio de Marechal Floriano para o Estado em 07 de Agosto de 1978, pela portaria E, Nº 942/78, passou-se a chamar-se "Ginásio Emílio Oscar Hülle".

Carta datada de 30 de Dezembro de 1978
Ilmo Sr.
José Gonçalves dos Santos
(Colaborador Comunitário da Educação)

Prezado Senhor:

Como Diretora do Corpo Docente do Setor Local da CNEC, Ginásio Marechal Floriano, Distrito de Domingos Martins-ES. 
Atesto afirmativamente e parabenizo o excelente trabalho inscrito, que registra o período de 10 anos de função, da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) da qual fiz parte da transferência de ensino para o Estado.
Durante este período a Educação obteve um grande avanço cultural em nosso Distrito, e mais uma vez parabenizo a Vossa Senhoria, pelo valioso instrumento elaborado para a continuidade da História do Ginásio que teve o nome mudado em memória a "Emílio Oscar Hülle". Que dá continuidade a História para o Estado.
Ao ensejo apresento-lhes os protestos de estima e consideração.

Elza Stein das Chagas
(Professora Elza Stein)


Uma descrição feita pelo Sr. Maroto, de como tudo começo:
Às 9:30, sábado, no mês de Abril de 1967, um funcionário Federal de nome José Gonçalves dos Santos(Maroto), que morava na Praça da Estação, hoje Praça José Henrique Pereira, observou a chegada de uma rural que estacionou, nas laterais desta estava escrito "Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Gratuita", hoje CNEC, e despertou-me o interesse a curiosidade. Aproximei-me do motorista e perguntei como funcionava esta Campanha, a resposta foi que só o Capitão Nicanor Paiva como Presidente desta poderia dar explicações, e me fez o convite para ir no sítio do Sr. Pedro Schunk, que ficava na BR 262 a 2 Km do vale. Fui muito bem recebido pelo Presidente. A minha finalidade era saber como funcionava a Campanha. Ele foi muito objetivo: A Campanha é uma rede Nacional de Ensino, que nasceu na Capital Pernambucana (Recife), e hoje está espalhada por todo Brasil, que preenchem os requisitos exigidos pelo Estatuto Nacional para a fundação de um Ginásio. Passou os dados pessoais: Assinaturas, Corpo Docente, Mínimo de 17 Alunos e Diretoria. Atendendo estes requisitos o Ginásio vai assinar convênio com a Prefeitura Municipal, Governo Estadual e com a Diretoria do CNEC, e a Rede Nacional da Campanha ajuda a coordenar o Ginásio. São esses os dados fundamentais.
Foi feito o levantamento e com tudo certo, foi feito a organização da Diretoria para a fundação do Ginásio.
Para o Setor Local, ficou composta a seguinte Diretoria:
- Presidente: Afonso Lovatti
1º Vice: Ary Ribeiro da Silva
2º Vice: Floriano Kieffer
1º Secretário: Afdemildo João Stein
2º Secretário: Constatino Pinto
1º Tesoureiro: Amador Endlich
2º Tesoureiro: Emílio Gustavo Hülle

Conselho Fiscal e Suplência:
1º Olimpio Pereira Pinto, 2º Alvino Wassem, 3º Selso Stein, 4º Sebastião Rangel, 5º Valderedó Nícolas, 6º Antônio Penha

O Magistério:
Diretor: Pe. Antônio Lanquett

Secretário: Mauro José Christo, Janete Marísio, Elsa Stein, Lauro Nalesso, Ademildo João Stein, Erildo Effegen, Maria Ribeiro da Silva, Uberdam Pereira, José Mattos.

ATO DE CONVOCAÇÃO
Foram convocados a solenidade da fundação, as autoridades e a comunidade do Distrito de Marechal Floriano, e as autoridades Municipais de Domingos Martins, para às 20:00 horas do dia 27 de Setembro do corrente ano, no centro da Praça da Estação Ferroviária.



A Oradora Oficial foi a Professora Janete Merísio, saudando as autoridades presentes e parabenizando a comunidade que a partir daquele momento já teria um Ginásio. O Ginásio começou a funcionar no ano de 1968, e teve um funcionamento de 10 anos.


"Seu" Maroto com Professor Mauro Christo

Como seu filho Paulo Gonçalves colocou nesta foto: Heróis da 262
"Seu" Maroto é o que está com o braço na viga.

( Sr. José Gonçalves dos Santos e sua esposa D. Lirandina Sampaio Gonçalves)
"Seu"Maroto e D. Nininha como eram carinhosamente conhecidos, ele faleceu no ano de 2005 e ela em 2013, nesta época já residindo em Ibatiba/ES.

Sr. José Gonçalves dos Santos, muito fez por Marechal Floriano, não medindo esforço para que Marechal evoluísse cada vez mais. 

Tenho que agradecer a D. Elza Stein das Chagas, que me cedeu dados para esta homenagem. Ela que foi Professora, Diretora e hoje está com 86 anos, me contou também algumas histórias de Marechal, foi muito gratificante a conversa que tivemos.

Giovana Cristina Schneider

Nenhum comentário:

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...