quarta-feira, 23 de julho de 2014

MARECHAL FLORIANO ... E o The Foxes.


Resgatando Memórias.

Aureo José Bassani, Elio Afonso Lovatti, Nelson Luis dos Santos Bueno e Adelmo Rubens Stein. Rapazes que na década de 70, formavam o THE FOXES MUSIC, e com certeza, deixaram boas recordações para os jovens da época.


Vocalista/Guitarrista: Aureo 
Guitarrista: Nelsinho Bueno
Baterista: Elinho Lovatti
Baixista: Adelmo (Pelenco)


Os cartazes quem produzia era Enildo Endlich.

No começo tinha também outros componentes, que eram: 
Carlos Fernando Stein Das Chagas ( Lico ), Silvio Lube ( Vivinho ), Tuzinho Entringer, Wilsinho Rupf que era o técnico de som e luzes e Marcelo Lovatti que fazia percussão, Sérgio Gonçalves era o substituto na bateria, quando Elinho precisava se ausentar.

 Em 1976 o The Foxes contava com os seus quatro componentes. O primeiro baile, foi em Santa Isabel, nesta noite tiveram que voltar a pé para Marechal, mas no trevo de Campinho, o Samiro Pagung estava passando com seu jipe, e deu carona para eles, conta o Adelmo Stein que foi integrante do The Foxes.




Se apresentaram em outros lugares, como: Campinho, Viana, Santa Isabel ...
Aqui em Marechal, era no Apollo XII e no Ginásio ( a pintura acima, é de como era o antigo Ginásio). Os bailes no Apollo XIII e no Ginásio, quando acontecia era sempre um acontecimento.
Naquela época, não vou dizer que tudo era perfeito, mas sim era bem diferente de agora, era como posso dizer, tinha uma certa "inocência" no ar. Lembro-me que fomos no baile, minha irmã e eu com algumas amigas, e minha mãe foi nossa acompanhante, nesta época era criança, e mesmo assim podia ir nos bailes, mas sempre acompanhada.
Muitos bailes aconteceram, com o som do The Foxe Music ... 

Foi no casamento do Wilsom Hülle, em Manguinhos-Serra/ES, que aconteceu praticamente, a ultima apresentação do The Foxes, depois, o Áureo foi para o Exército, Adelmo e Nelsinho estudavam em Vitória e o Elinho estudando e trabalhando ...
Anos mais tarde em 1987, o The Foxes se reencontrou, e tocaram no antigo Ginásio, neste acontecimento, o Adelmo não pode tocar com o grupo, pois estava doente com hepatite A. Quem substituiu ele no baixo, foi o  Paulo Henrique Pereira dos Santos.




Curiosidades:
*Duas Guitarras foram confeccionadas, por Wilsom Hülle, feitas com madeira maciça.
*Uma Guitarra foi comprada na "Casa das Primas".
*A Bateria foi comprada na antiga Mesbla e custou R$ 4.000,00 ( que foi pago com dinheiro da      banda), foi o único instrumento que compraram.
*Esta fotos postadas, quem fotografou, foi Elma Medeiros.
*Os quatros são autodidatas. 
*Microfones, Pedestal e outros, era tudo adaptado.
*O nome da banda THE FOXES MUSIC, traduzindo é AS RAPOSAS MUSICA, colocado por Aureo, o Adelmo não soube explicar de onde ele tirou o nome, e disse que ninguém também questionou.
*Na época como os pais eram muito rígidos, e não tinha o meio de comunicação, como se tem hoje em dia. Criaram um assovio, para chamar um ao outro, o mais interessante diz o Adelmo, quando se ouvia o assovio, já sabia que um deles estava por perto, e isso acontece até hoje.
*E uma ótima coisa, nunca discutiram.



Os instrumentos desta turma, estão expostos no Sítio da Ressaca, de propriedade do Aureo, em ótima conservação, como se vê no registro acima.

E no registro abaixo os quatro amigos ...
"Por mais que o tempo passou, e nós seguimos os nossos rumos, hoje somos cinquentões e mais de 45 anos de amizade, nunca deixamos de nos falar, muitas vezes ficamos meses sem nos ver, mas á amizade continua a mesma. Nos reunimos no sítio da ressaca, para tocar, relembrar os velhos tempos, falamos a mesma linguagem, não importando a situação que cada um está, isso é uma coisa boa, e que prezo muito ...
A primeira foto foi na década de setenta, no antigo ginásio, fazíamos belos bailes na área coberta, e a outra é no sítio da ressaca, onde comprova a nossa amizade, mesmo carecas ou de cabelos brancos".
Palavras do Adelmo Rubens Stein


Meninos esses, hoje cinquentões que deixaram suas marcas na história de Marechal Floriano, e também uma bela amizade, tinha que fazer parte neste resgate de memórias.

PS: Agradeço ao Adelmo, pelas informações e fotos concedidas, 
para que pudesse ser feita esta homenagem.
Fiz as montagens.

Giovana Cristina Schneider

Historias do Comércio - Indústria e Serviços de Marechal Floriano Part.: II / VI

  E milio Endlich  ainda continuou com um comércio de sal  num comércio que tinha no lado esquerdo das margens do Rio Braço do Sul, que mais...